Gestão De Pessoa
Trabalho Universitário: Gestão De Pessoa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ManoelOliveira • 13/3/2014 • 2.154 Palavras (9 Páginas) • 224 Visualizações
Estrutura Organizacional
BICBANCO
Estrutura Organizacional é a forma como as empresas se organizam para desenvolver as suas atividades. Não existe uma estrutura organizacional acabada e nem perfeita, existe uma estrutura organizacional que se adapte adequadamente às mudanças. Existem variáveis que contribuem para isso: a sua estratégia, o meio ambiente em que opera, a tecnologia de que dispõe e as características de seus participantes.
A estrutura organizacional deve ser delineada de acordo com os objetivos e estratégias estabelecidas, ou seja, a estrutura organizacional é uma ferramenta básica para alcançar as situações almejadas pela empresa, é o instrumento básico para concretização do processo empresarial.
Para o BICBANCO o sucesso depende de um conjunto de valores e comportamentos que fazem parte do ideário da Instituição, dentre os quais se destacam:
• RESPEITO AOS COLABORADORES;
• CONFORMIDADE ÀS NORMAS DA INSTITUIÇÃO;
• RECONHECIMENTO DO DESEMPENHO;
• INCENTIVO AO TRABALHO EM EQUIPE;
• PROMOÇÃO DA TRANSPARÊNCIA;
• INTEGRIDADE;
• INCENTIVO À INSERÇÃO ATIVA NO AMBIENTE FINANCEIRO;
• E RESPONSABILIDADE SOCIAL PERANTE A COMUNIDADE.
O modelo de gestão empresarial do BICBANCO está em linha com os melhores padrões de excelência empresarial. O principal objetivo do modelo é criar valor para os acionistas do BICBANCO, com base em um desenvolvimento sustentável. O BICBANCO mantém o foco na transparência de sua atuação, na disciplina financeira, com forte controle dos riscos operacionais, dos controles internos e no alinhamento de interesses entre os acionistas e administradores.
A Governança Corporativa compreende um conjunto de ferramentas de gestão responsável que deve ser abordada de forma pró-ativa visando à integração contínua dos grupos de interesse naquilo que caracteriza a organização desde a sua fundação: a transparência.
Através da transparência, O BICBANCO busca criar um ambiente pródigo de sustentabilidade dos negócios, de análise de desempenho, de preservação de reputação, de redução de riscos, de projeção de investimentos e de abertura de novos mercados.
Além da transparência, outros princípios que norteiam as atividades do BICBANCO são a eqüidade, prestação de contas e responsabilidade social.
O BICBANCO está continuamente preocupado em aprimorar seus controles internos, razão pela qual tem realizado nos últimos anos investimentos significativo na atualização tecnológica dos sistemas. Há um departamento de gestão de riscos, que se mantém alinhado com o departamento de auditoria interna, com a finalidade de avaliar constantemente a qualidade e eficácia dos controles internos. Os negócios são balizados com base na possibilidade de ocorrência de eventos que possam afetar os resultados do BICBANCO e quantificar o seu impacto no caso de falha dos controles.
Os colaboradores, por viverem em espaços comuns e terem objetivos compartilhados, precisam uns dos outros, integram-se em uma coexistência contínua. Isso implica o respeito a algumas regras de convivência social ao mesmo tempo em que supõe a observância das
políticas e dos procedimentos vigentes no Banco.
Para sermos respeitados, os outros esperam de nós tratamento justo. Isso significa medir as conseqüências de nossas ações sobre eles, preservar a dignidade alheia e valorizar as diferenças sociais, isto é, afastar as diversas formas de discriminação, declaradas ou dissimuladas, que segreguem ou humilhem.
Uma das formas de evitar discriminações diz respeito ao tratamento dispensado aos outros, independentemente do cargo que a pessoa ocupe. A cortesia, a consideração e o respeito mútuo preservam a imagem profissional de cada um dos colaboradores e estimulam a imparcialidade e a cooperação entre eles.
Nesse sentido, os gestores desempenham muito mais do que uma função coordenadora: produzem ações pedagógicas de forma consciente ou não, difundem diretrizes morais com seus atos ou palavras e influenciam por suas condutas – e por seu exemplo – as feições que a Empresa assume aos olhos dos diversos públicos.
O BICBANCO possui profissionais reconhecidos pelo mercado por sua seriedade, competência e conduta ética. Valoriza seus colaboradores, assegura igualdade de condições, ambiente de trabalho saudável e oportunidades de desenvolvimento profissional. A motivação deste público é promovida com base no tripé: investimento em treinamento, alinhamento profissional e conduta ética nas relações. Mantêm programas de aprimoramento cultural e intelectual, política salarial compatível com o mercado, dissemina práticas de saúde e promove um programa de participação nos lucros, voltado para os funcionários que reconhece a importância dos colaboradores nos resultados positivos da organização. O BICBANCO mantém uma Estrutura Organizacional baseada na departamentalização por área, produtos e região.
Prêmio você S/A Revista Exame 2010:
O BICBANCO, pelo quarto ano consecutivo está no hall das Melhores Empresas para Você Trabalhar no Brasil. O Prêmio é concedido pelo Guia Você S/A Exame ao publicar os resultados da análise feita pela Fundação Instituto de Administração FIA/USP. Essa publicação, que surgiu no Brasil em 1996, é considerada a maior pesquisa de clima organizacional do País, tornou-se excelência empresarial e ganhou grande destaque no mundo corporativo, por trazer, em especial, o reconhecimento para os colaboradores.
As avaliações realizadas pelos próprios funcionários equivalem a 70% da nota final e representam a parte mais importante da metodologia utilizada na pesquisa, considera coerência, consistência, abrangência e sustentabilidade das políticas e práticas de Recursos Humanos.
No BICBANCO, 400 funcionários, selecionados por sorteio aleatório promovido pelo próprio Guia Você S/A Exame, em cada ano, responderam ao questionário eletrônico com 76 perguntas, numa avaliação que tornou, por fim, todos que fazem essa instituição financeira vitoriosos nos quatro anos consecutivos. Este prêmio reflete em especial o grau de satisfação sobre as atuais políticas que balizam as ações em prol de um ambiente
...