Gestão De Pessoa I
Ensaios: Gestão De Pessoa I. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: TiagoSC • 17/2/2014 • 1.308 Palavras (6 Páginas) • 201 Visualizações
Disciplina: Gestão de Pessoas I
Curso: Administração
Professor: Alessandra de Oliveira
Nome do aluno: Tiago da Silva Cascaes
Data: 19/03/2013
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Leia com atenção os enunciados e responda as questões a seguir.
Estudamos que a gestão de pessoas tem como um de seus principais objetivos a busca da parceria entre empresa e pessoas. Assim, as pessoas dependem das organizações para alcançarem seus objetivos e, por sua vez, as organizações também precisam das pessoas para crescer e terem sucesso, em uma espécie de dependência mútua.
O grande desafio é mudar o ambiente organizacional, de um sistema de confronto para um sistema de parceria.
1- Em face destes objetivos e expectativas de ambas as partes, o ideal e que haja uma parceria entre o colaborador e a empresa, dentro de uma relação ganha-ganha. Ou seja, ganham os colaboradores na medida em que, gradativamente, possam alcançar seus objetivos e as organizações da mesma forma.
Diante disso, analise o case abaixo e levante pelos menos 2 estratégias aplicáveis que sejam possíveis para que ambos (colaborador e organização) experimentam a relação ganha-ganha. (3,0 pontos)
Resposta:
Em relação ao texto acima, o processo de parceria, para se ter êxito, requer dos parceiros alguns atributos básicos, tais como confiança mútua, transparência nas informações a respeito e outras, visando maior produtividade, lucratividade e uma maior qualidade de seus produtos ou serviços. Como houve uma redução de gastos com o técnico de sobreaviso e a criação de um novo turno, ocorreu-se um conflito. Para otimizar essa situação, deverá haver um incentivo para o técnico deste novo turno para que ele não se sente prejudicado, como um adicional no salário e que não participe de escalas extras. Outra forma seria a criação de um rodízio bem planejado de acordo com os interesses destes técnicos nas funções e horários pré-estabelecidos, assim ganham o colaborador e a organização que não perderá sua qualidade dos serviços prestados.
2- Em relação aos estudos realizados sobre empregabilidade, assista ao vídeo "O fim do emprego e o empreendedorismo", disponível em: http://br.youtube.com/watch?v=BB1ZwCVueco&feature=related .
Depois faça uma pesquisa em reportagens, artigos, case sobre empregabilidade, em relação aos aspectos como: perfil do empreendedor, vantagens, oportunidades.
Alguns repositórios que podem ser utilizados para sua pesquisa:
http://www.ludwig.com.br
http://revver.com/video/862560/entrevista-empregabilidade-mario-persona/
A partir do vídeo e pautando-se em sua pesquisa, escreva um texto de 10 a 15 linhas, levantando no mínimo 4 aspectos fundamentais para conquistarmos uma postura empreendedora dentro do atual mercado de trabalho. (3,0 pontos)
Orientações:
* Realize leituras de artigos ou outro material externo ao livro didático.
* Os textos motivadores não devem ser copiados;
* O texto deve ser escrito de forma fundamentada;
* Linguagem coesa e coerente;
* Cite as fontes da pesquisa;
* Acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://www.unisul.br/content/site/biblioteca/apresentacaografica.cfm) e veja como realizar citações e referências.
Resposta:
Ser empreendedor significa ser motivado pela auto-realização, pelo desejo de assumir responsabilidades e ser independente. Os empreendedores estão sempre preocupados em melhorar nas habilidades menos desenvolvidas e se aprimorar nas mais fortes. O que diferencia o empreendedor das outras pessoas é a maneira de como percebe a mudança e lida com as oportunidades tendo iniciativa para gerar um novo negócio, assumindo riscos calculados, criando sempre valor para a sociedade.
De acordo com o estudo realizado, podemos dizer que o fenômeno sócio-econômico da globalização e a revolução tecnológica dos últimos tempos provocam mudanças significativas no ambiente, tais como: a expansão do comércio, envolvendo e exigindo um alto desempenho de cada indivíduo; os produtos e serviços que se tornam obsoletos da noite para o dia, a renovação do conhecimento científico, e a exigência do cliente, implacável e bastante criterioso. Diante desse quadro de mutações, as empresas têm exigido também uma maior qualificação do seu quadro funcional que deve se adaptar às novas tendências, aperfeiçoando-se e renovando sempre seus conhecimentos para se adequar ao mercado de trabalho. As organizações se vêem obrigadas a produzir com alta qualidade a preços cada vez menores. A solução poderia estar no conteúdo tecnológico que compõe o bem ou serviço de acordo com as exigências de mercado, tornando baixo o custo de produção, com menor custo e conseqüente menor preço repassado ao consumidor, ou seja, produção em escala para atender o mercado de massa. Para conseguir isto, surge um novo conceito, o da empregabilidade ou employability das pessoas e organizações. Observa-se a redução drástica de empregos estáveis, com um aumento exponencial de oferta de trabalhos, de modo que a informação de ponta e a atualização constante do conhecimento se constituem no principal insumo para aumentar o nível de emprego. Nós precisamos adotar uma postura do não parar mais de aprender e principalmente de forma generalista, pois a tecnologia está nos mostrando que a cada dia poderemos assumir mais funções pela facilidade
...