Gestão De Pessoas
Artigo: Gestão De Pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alessandrapf • 27/9/2013 • 1.780 Palavras (8 Páginas) • 688 Visualizações
RELAÇÕES ENTRE PESSOAS E ORGANIZAÇÕES
OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS VERSUS INDIVIDUAIS
As organizações possuem objetivos e metas que devem ser alcançadas e, para tanto contam com a dedicação e a eficiência dos funcionários.
Cada indivíduo possui seus objetivos pessoais e, por sua vez, esperam das organizações subsídios para alcançá-los, assim aqueles funcionários motivados se dedicam aos objetivos organizacionais substituindo-os pelos seus próprios objetivos.
Mas nem sempre esse relacionamento é harmonioso. Às vezes, torna-se tenso, gerando conflitos e impedindo que ambos atinjam seus objetivos.
Observa-se, então, que os objetivos organizacionais diferem dos objetivos pessoais. Por isso, a necessidade da interação de tais objetivos.
EQUILÍBRIO ORGANIZACIONAL
CONTRIBUIÇÕES INDIVIDUAIS VERSUS RETRIBUIÇÕES ORGANIZACIONAIS
Partindo do princípio dque toda organização é um sistema vivo, gerido por pessoas que se agem e se inter-relacionam para satisfazer necessidades, cada participante de cada grupo tem suas recompensas em troca dos quais faz contribuições à organização.
Sendo assim, todo participante manterá sua ação participativa na organização na medida em que os estímulos (motivação e incentivo) que lhe são oferecidos forem iguais ou maiores do que as contribuições que lhe são exigidos.
As contribuições trazidas pelos vários grupos de participantes constituem a fonte na qual a organização se supre e se alimenta dos incentivos que oferece aos participantes.
Portanto, a organização continuará existindo somente e enquanto as contribuições forem suficientes para proporcionar estímulos para conduzir os participantes à prestação de contribuições.
A base do equilíbrio organizacional está na capacidade de garantir que tanto os incentivos oferecidos quanto os pagamentos a seus participantes (como: salários, benefícios sociais, prêmios etc.), além das contribuições de seus funcionários à organização (como: trabalho, esforço, assiduidade, lealdade dedicação, pontualidade etc.), sejam coerentes e satisfatórios a ambos – organização e funcionário.
Para tanto, cabe ao administrador de RH identificar um conjunto de estímulos capazes de incentivar e motivar os funcionários e as contribuições de interesse das organizações.
Portanto, podemos afirmar que o equilíbrio organizacional depende do intercâmbio entre os incentivos oferecidos e as contribuições como retorno à organização.
Fonte: Sanches, Cida. Administração de pessoas – UNIP 2009
CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO
As pessoas constantemente estão se interagindo com outras pessoas e com organizações.
O ser humano não vive sozinho e precisa ser social e interativo, pois todos nós temos nossas limitações e precisamos cooperar uns com os outros.
Diante dessa limitação, faz-se necessário formar organizações para alcançar objetivos e metas que individualmente não são possíveis conseguir.
Toda organização é composta por mais de uma pessoa e deve existir cooperação entre elas. Para manter a empresa ativa são necessários:
• comunicação eficaz entre as pessoas;
• disposição das pessoas para participarem das ações e contribuírem com suas competências;
• comprometimento das pessoas para atingirem as metas, os objetivos e o sucesso da organização.
Os indivíduos são diferentes entre si e possuem condutas próprias que, às vezes, acabam sacrificando para o beneficio da coordenação.
A participação e a contribuição variam e são diferentes em cada individuo, e podem se alterar no próprio indivíduo, com o passar do tempo.
As recompensas que as empresas costumam oferecer estão atreladas às contribuições que cada indivíduo apresenta nos três níveis abaixo:
Nível Institucional é o mais elevado da organização e é composto por diretores, proprietários ou acionistas e altos executivos.
Nível intermediário, também conhecido como tático ou gerencial, é composto por gerentes e coordenadores.
Nível operacional está localizado nas áreas internas e inferiores da organização, em que as tarefas são executadas.
Pergunta: A interação entre pessoas e organizações pode ser explicada pela troca de incentivos e contribuições. Como a organização é um sistema cooperativo racional torna-se necessário conhecer os motivos que levam os indiví¬duos a cooperar. Os indivíduos estão dispostos a coope¬rar sempre que as suas atividades dentro da organização contribuam diretamente para os seus próprios objetivos pessoais. Daí decorrem os conceitos deincentivos e de contribuições:
Quando afirmamos que são "pagamentos" fei¬tos pela organização a seus participantes (salários, prêmios, benefícios sociais, opor¬tunidades de crescimento, segurança no emprego, supervisão aberta, elogios etc.). Estamos falando sobre:
...