Gestão De Pessoas
Ensaios: Gestão De Pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nerwen.lorien • 21/10/2013 • 1.277 Palavras (6 Páginas) • 241 Visualizações
Revisar envio do teste: Atividade 1 .ConteúdoUsuário ALINE VILLAR SILVA
Curso ADM03044 - GESTAO ESTRATEGICA DE PESSOAS (ON.0) - 201320.01087
Teste Atividade 1
Iniciado 27/09/13 21:02
Enviado 28/09/13 18:53
Status Completada
Resultado 0,8 em 1 pontos
Tempo decorrido 21 horas, 51 minutos.
Instruções
Pergunta 1 .0,2 em 0,2 pontos
A Gestão Estratégica de Pessoas, tanto nas grandes, como nas pequenas e médias empresas, representa uma grande oportunidade que não vem sendo explorada pela maioria delas para ganhar mais, ser mais eficaz, criar reputação de marca e sustentabilidade do negócio. Gerenciar estrategicamente as pessoas é uma ciência que, se respeitada e processada adequadamente, certamente impactará no curto prazo o sucesso sustentável de qualquer empreendimento. Quanto à prática de alinhar a gestão de pessoas ao planejamento estratégico da organização, assinale a alternativa correta.
Resposta
Resposta Selecionada: e.
A gestão estratégica de pessoas contribui para gerar vantagem competitiva por promover o desenvolvimento de habilidades, aprimorar as relações sociais e gerar conhecimento.
Resposta Correta: e.
A gestão estratégica de pessoas contribui para gerar vantagem competitiva por promover o desenvolvimento de habilidades, aprimorar as relações sociais e gerar conhecimento.
Feedback da resposta: A evolução da gestão estratégica de pessoas pode ser caracterizada com base em três modelos teóricos, cada qual caracterizado pela adoção de certas premissas, conceitos e objetivo. Na perspectiva de recursos humanos com potencial competitivo, a competição entre empresas está baseada no conhecimento. Deste modo, procura-se desenvolver as competências individuais para deste modo alavancar o conhecimento e as competências organizacionais.
. Pergunta 2 .0,2 em 0,2 pontos
No livro Transformando Suor em Ouro , o técnico da seleção masculina brasileira de vôlei, Bernardinho, mostra que comandar uma equipe nas quadras e nas organizações é tarefa semelhante. A partir de suas experiências, Bernardinho fornece um grupo de princípios e padrões de liderança que podem ser aplicados a qualquer tipo de equipe, desde um time de vôlei até um grupo de executivos. A inquietude do treinador está em uma pergunta clássica dos mais diversos grupos profissionais: como vencer os obstáculos, atingir o topo e, principalmente, manter esse topo. A partir disso, o autor desenvolver sua visão sobre a Roda da Excelência, um instrumento para gerenciar equipes e mantê-las sempre em seu melhor. (Fonte: EXCESUM, sinopse de livros em negócios)
No que diz respeito ao trabalho em equipe interdisciplinar, este pressupõe que: Assinale a alternativa correta.
Resposta
Resposta Selecionada: b.
A diversidade de opiniões e características dos membros da equipe deve ser respeitada pelos demais membros.
Resposta Correta: b.
A diversidade de opiniões e características dos membros da equipe deve ser respeitada pelos demais membros.
Feedback da resposta: O que faz uma equipe funcionar é a capacidade de relacionamento, onde os membros participantes respeitam as diferenças uns dos outros. Um dos fatores que impede a equipe de atingir seus objetivos é a atitude pré-concebida, a concorrência, ou seja, as pessoas não ouvem umas às outras. As ideias são ignoradas ou rejeitadas e divergências não são tratadas com eficácia. As equipes, cada vez mais complexas, estão compostas pela multidisciplinaridade de conhecimentos e habilidades. A equipe interdisciplinar é integrada por pessoas de diferentes formações, integrando conhecimentos, tecnologias e práticas do seu campo profissional com outras áreas do conhecimento, na busca da eficiência e da eficácia do trabalho. Nessas condições, a equipe interdisciplinar aborda os problemas com uma visão integrada dos diversos campos do saber, procurando alcançar a solução global para os problemas.
. Pergunta 3 .0 em 0,2 pontos
As mudanças estruturais de início dos anos 90 na economia brasileira, em especial, a abertura comercial promovida pelo governo Collor e ampliada pelo governo Cardoso, tomaram em cheio o setor industrial, rompendo com a política de substituição de importações, sustentáculo dos programas de desenvolvimento do país desde os anos 30. Esta experiência de adaptação competitiva ao mercado global deu início a processos generalizados de reestruturação produtiva dentro das empresas, lugar onde aquelas mudanças se concretizaram. Fechamento de fábricas, enxugamento de plantas, redução de hierarquias, terceirização, modernização tecnológica, redefinição organizacional dos processos produtivos, entre outros, sintetizaram as estratégias empresarias, como alternativas mesmo de sobrevivência, resultando num fenômeno de demissão em massa de dimensão jamais vivida na história da industrialização do país . (COSTA, 2003)
O movimento de encolhimento (menor oferta de emprego) e desaparecimento (substituição de certas profissões por máquinas ou computadores) de diversos mercados de trabalho têm se intensificado nas últimas duas décadas. Dentre os diferentes aspectos que este fenômeno pode ter, pode-se destacar: Assinale a alternativa INCORRETA
Resposta
Resposta Selecionada: c.
Mudanças das leis trabalhistas e o aumento do trabalho realizado de forma "alternativa" ao convencional
...