Gestão De Pessoas
Ensaios: Gestão De Pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cloudian • 15/2/2014 • 886 Palavras (4 Páginas) • 235 Visualizações
1. Os Novos Desafios da Gestão de Pessoas
A gestão de pessoas é formada por pessoas e organizações. As organizações porque precisam de pessoas para seu crescimento e as pessoas da organização, porque precisam de um trabalho para sobreviver e até mesmo para o sucesso pessoal.
Na Gestão de Pessoas existem seis processos básicos:
1. Processo de Agregar Pessoas: Recrutamento e Seleção. São os processos utilizados para incluir novas pessoas na empresa.
2. Processo de Aplicar Pessoas: diz respeito ao que as pessoas irão fazer dentro da empresa. Desenho Organizacional e de Cargos e Avaliação de Desempenho.
3. Processo de Recompensar Pessoas: envolvem recompensas, remuneração, benefícios e serviços sociais. É o processo utilizado para incentivar seus colaboradores.
4. Processo de Desenvolver Pessoas: é o processo utilizado para capacitar o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores. Inclui treinamento, desenvolvimento, Programas de Mudança e Programas de Comunicação.
5. Processo de Manter Pessoas: São os Processos que englobam Saúde e Segurança no Trabalho e Programas de Qualidade de Vida.
6. Processo de Monitorar Pessoas: Incluem o sistema de informações gerenciais, pois, são os processos que acompanham e controlam as atividades das pessoas e verifica seus resultados.
Muitas pessoas hoje em dia pensam que o departamento Recursos humanos é apenas um departamento para contratação e demissão; além de contratar e demitir tem outras funções como reter talentos, desenvolver pessoas, fazer planos de cargos e salários. A Gestão de Pessoas dentro das organizações podem ganhar diferentes aspectos relacionados à sua maneira de lidar com as pessoas, pois depende da estrutura, cultura e do segmento da organização, etc.
Nos últimos anos as organizações passaram a valorizar mais o capital humano. Antes se investiam mais em produtos e serviços, agora estão investindo nas pessoas, Robert W. Woodruff, ex-diretor executivo da Coca-Cola diz, “são as pessoas e suas reações que fazem as empresas serem bem-sucedidas ou quebrar”.
2. Tempos Modernos
O filme Tempos Modernos retrata a situação durante a época da revolução industrial, em que os empregados eram vistos como “objetos”. Naquela época o único foco dos donos era a mão de obra, a produção o LUCRO, se o funcionário estava bem, se eram qualificados o suficiente ou se estava ganhando realmente o que merecia (os salários eram precários) não importava, o que importava era lucrar.
Para o “patrão” o intervalo para o almoço dos funcionários era visto como prejuízo, pois o tempo em que eles ficavam parados para comer poderia estar produzindo mais. Os empregados trabalhavam muito mais tempo que as pessoas de hoje em dia, praticamente o dobro do tempo e não havia direito do trabalhador naquela época.
Nos dias de hoje essa situação da Revolução Industrial que foi relatado no filme são bem diferentes, as organizações continuam visando o lucro e o crescimento da empresa, porém investindo mais nas pessoas que sabem como desenvolver e até mesmo melhorar seus produtos e serviços; estão dando mais suporte aos seus colaboradores, treinando eles para dar um melhor atendimento aos seus clientes, capacitando-os e procurando melhorar seu ambiente de trabalho para um obter melhor retorno dos mesmos. E assim contribuindo para o desenvolvimento da empresa.
3. SENAI
Criado em 1942, o SENAI é o maior complexo de educação profissional e tecnológica da América Latina, qualificando mais de 2,3 milhões de trabalhadores brasileiros a cada ano. Eles levam seus programas, projetos e atividades a todo o território nacional, oferecendo atendimento às diferentes necessidades locais e contribuindo para o fortalecimento da indústria e o desenvolvimento pleno e sustentável do País.
A sua missão é promover a
...