Gestão De Pessoas
Seminário: Gestão De Pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lu_Moreira • 23/3/2014 • Seminário • 1.010 Palavras (5 Páginas) • 213 Visualizações
ETAPA 1
Gestão de Pessoas
A Gestão de Pessoa são as políticas e as práticas importantes para administrar o trabalho das pessoas na organização. Além disso, a RH é a função administrativa voltada à: análise e descrição de cargos, recrutamento e seleção de pessoal, admissão de candidatos selecionados, orientação e integração de novos funcionários, administração de cargos e salários, incentivos salariais e benefícios sociais, avaliação do desempenho das pessoas, comunicação aos funcionários, treinamento e desenvolvimento das pessoas, desenvolvimento organizacional, higiene do trabalho, segurança e qualidade de vida no trabalho, relações com empregados e relações sindicais.
Atualmente, as organizações bem- sucedidas percebem que para crescerem é necessário de investimentos, principalmente o dos empregados. Assim, o RH tem a função de permitir a colaboração dos funcionários na organização, para alcançar os objetivos da empresa. Os objetivos da Gestão de Pessoas podem contribuir na organização através dos seguintes meios: Ajudar a organização alcançar seus objetivos, proporcionar competitividade à organização, proporcionar à organização pessoas bem treinadas e bem motivadas, aumentar a auto- atualização, desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho, administrar e impulsionar a mudança, e por fim ajudar a manter as políticas éticas e comportamento social.
Mudanças Organizacionais
Atualmente com tantas pressões originadas pelo mercado, exige que as empresas mudem constantemente para obter retorno nesse mercado competitivo, necessitando da adaptação geral dos funcionários dentro das empresas. Assim, definimos que mudança organizacional são as transformações cada vez mais rápidas e amplas que exercem um impacto direto nos trabalhadores.
Com as mudanças no mercado de trabalho, as organizações buscam mais do que recursos de produção, mas também, investem principalmente em seus trabalhadores. Como as pessoas constituem a sua principal vantagem competitivas, a empresa precisa investir nelas, desenvolve-las e ceder-lhe espaço para seus talentos. Assim, quanto mais a organização investir em seus funcionários, mais enriquecerá seus passaportes e aumentará a mobilidade potencial das pessoas.
Na Era Industrial o modelo de negócios era totalmente diferente nos dos dias de hoje. Naquele tempo, baseava-se no capital financeiro, onde a organização transformava o seu dinheiro em ativos fixos ( uma fabrica, equipamentos, escritórios), e contratava apenas um executivo para administrar os ativos. O executivo, por sua vez, contratava operários para as máquina. Nessa Era também os trabalhadores nunca tinham possibilidades de oportunidades dentro da empresa, no qual só estendida ao executivo.
Já nos dias de hoje, o capitalismo intelectual é diferente, pois as empresas exigem investimentos intensivos em conhecimento. Quanto mais conhecimento agregado no produto ou processo produtivo, maior o lucro. O conhecimento não se compra, não se transfere, não é insumo. O conhecimento só existe na cabeça das pessoas.
Além disso, a mudança organizacional é a implementação de novos procedimentos ou tecnologias para realinhar a organização com as constantes mudanças, ou para conquistar novas oportunidades de negócios. Ela também abrange a introdução de novas tecnologias, processos e procedimentos, diferente da forma tradicional realizada no trabalho.
A mudança pode causar emoções e reações, ansiedade, desafio, resistência, ambigüidade, energia, entusiasmo, incapacidade, receio, pessimismo e motivação. Mas para o gerenciamento da mudança organizacional é necessário reconhecer, guiar e administrar essas emoções e reações, minimizando assim a inevitável queda de produtividade que geralmente acompanha as mudanças.
Tempos Modernos e Moderna Gestão de Pessoas
Esse filme relata a vida das pessoas após a crise de 1929, que levou a maior parte da população a fome e desemprego. Nesse filme retrata a vida de Carlitos, que ao conseguir um emprego em uma grande indústria, transforma em líder grevista ao conhecer uma jovem quem se apaixona.
Além disso, o filme focaliza a vida da sociedade industrial, caracterizando que o homem era considerado o apêndice da máquina e deveria tal como ela ser padronizado na medida do possível. Mostra também que, a sociedade capitalista desfruta e explora o proletariado, alimenta todo conforto e diversão para a burguesia.
Em Tempos Modernos podemos relacionar muitas partes do filme com as mudanças organizacionais em que ocorre dentro das fábricas. No trecho que Carlitos é engolido pelas engrenagens
...