Gestão De Pessoas
Projeto de pesquisa: Gestão De Pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: itayanealmeida • 9/5/2014 • Projeto de pesquisa • 1.117 Palavras (5 Páginas) • 146 Visualizações
1- INTRODUÇÃO
A administração engloba um campo de atuação bem extenso, como ciência da gestão, da organização, do planejamento, da direção e do controle, sendo um exemplo deste sistema de administração o adotado pelo Restaurante Fellini. O Restaurante Fellini foi inaugurado no mês de maio de 1993 na cidade do Rio de Janeiro, trabalhando com bufê, de cobrança a peso, oferecendo uma proposta de trabalho diferenciada, através da gastronomia e um excelente atendimento, participando os proprietários das operações diariamente.
A clientela e bem diversificada, pelo tipo de cobrança e excelente custo-benefício, atrai moradores, trabalhadores de empresas próximas e turistas, destacando um grande público de pessoas da terceira idade, por atrair tantas pessoas, são comuns ver filas na porta, devido estar com sua ocupação de 150 lugares lotados no almoço e no jantar. O Fellini chega a atender 800 pessoas diariamente, o segredo do sucesso do restaurante é definido pelo proprietário Nelson Laskowsky, de nunca cair na mesmice, estar o tempo todo inovando com novos pratos, o bufê possui desde uma simples salada até iguarias finas, como caviar, escargot e lagosta, não vistas em cardápio a quilo.
A concorrência nas proximidades e muito grande, possuindo vários restaurantes consagrados oferecendo aos clientes as mais diversas opções em gastronomia e em qualidade de serviços, o Fellini também está a poucas quadras do Shopping Leblon com vários restaurantes, tem 62 funcionários e a família divide a direção, com um grande investimento na gastronomia e no serviço prestado agradou a uma clientela fiel.
2- DESENVOLVIMENTO
2.1- Organização do Restaurante
Assim, é importante definir que o restaurante Fellini e uma organização com recursos delineados para atingir objetivos comuns, sendo gestora dos recursos para realização ou operacionalização de determinados produtos e serviços, sendo classificada como uma organização do setor privado. A gestão de processos do Fellini está bem clara como: área de compras, atendimento ao cliente, Recursos Humanos e Finanças.
2.2- Incentivos e Benefícios
O restaurante Fellini oferece diversas formas de incentivos e recompensas para os colaboradores, sendo a principal delas o elogio e o agradecimento verbal, oferecem boas condições de trabalho, premiação em dinheiro para elogios de clientes, vendas por produtividade, os colaboradores de copa e cozinha com prêmios evitar desperdício nas utilidades (água, luz e gás), bem como premiando os campeões de conformidades exigidas pela ANVISA, eleição e incentivo financeiro ao funcionário do mês, bônus na data de aniversário e casamentos. O Fellini com esta forma de gestão de pessoas incentiva a concorrência a sua volta a realizar mudanças em suas gestões, assim gerando mais empregos e prestação de serviços, consequentemente fortalecendo a economia do município consequentemente do País.
2.3 - Funcionários
A administração do restaurante Fellini segue os princípios da teoria de Maslow, para que haja ação ou reação é preciso que um estímulo seja implementado, seja decorrente de coisa externa ou proveniente do próprio organismo ou das necessidades fisiológicas. De acordo com as necessidades básicas o Restaurante oferece a seus colaboradores uma alimentação saudável e balanceada com o acompanhamento de nutricionista para aconselhá-los em suas refeições.
Nas necessidades de segurança, constituem a busca de proteção contra a ameaça ou privação, a fuga e o perigo, são oferecidos os seus colaboradores vacinas antigripais e remédios gratuitos, possuem plano de saúde de caráter preventivo.
Quanto às necessidades sociais, incluem a associação de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e amor, logo fornece a seus colaboradores verba para o incentivo cultural (teatro, cinema e museu), sendo a programação feita pelos próprios colaboradores, também existe um programa de inclusão digital. As necessidades de autoestimas envolvem a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, prestígio e consideração, além de desejo de força e de adequação, de confiança perante o mundo, independência e autonomia. A empresa
...