Gestão De Pessoas
Projeto de pesquisa: Gestão De Pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Scheu • 19/5/2014 • Projeto de pesquisa • 1.383 Palavras (6 Páginas) • 138 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
O grande desafio do gestor de Recursos Humanos é combinar as características pessoais do funcionário com o trabalho. ao contratar e liderar funcionários, os gerentes devem tentar uma ótima adequação pessoa- trabalho (DAFT, 2005) para que o funcionário possa contribuir de forma eficiente e eficaz para a organização, além de ficar satisfeito com as atividades desempenhadas.
Algumas organizações se preocupam em ensinar os funcionários a se comportarem de uma forma que acarrete em benefícios para as empresas. Essas estratégias de tentar orientar as ações dos sujeitos é chamada de modelagem de comportamento (ROBBINS,2005).
Desse modo, o objetivo dessa atividade será elaborar uma pesquisa em alguma empresa da região, no intuito de realizar um diagnóstico organizacional, identificando os conceitos relativos às disciplinas de: comportamento, clima e cultura, relações interpessoais, psicologia organizacional e gestão de pessoas. E, com base neste diagnóstico, propor sugestões de melhorias que também esteja de acordo com os conceitos teóricos trabalhados nestas disciplinas.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
A empresa objeto de estudo é a PANIFICADORA PÃO DE MEL, fundada no ano de 1989, que tem como gerentes Carlos Menezes e sua esposa Fernanda Sodré Menezes. Ambos moravam na cidade de São Paulo, e devido a necessidade de ter uma vida mais tranquila, decidiram abrir um negócio na região de Itaberaba-Ba. A organização possui um quadro de trinta funcionários, dezessete que compõem a matriz localizada na região de Itaberaba-BA e treze na filial.
Os cargos da PANIFICADORA (matriz), possui, cinco padeiros que ficam responsável pela confecção do pão e salgados, três atendentes, que ficam responsável em despachar o produto solicitado pelo cliente, dois caixas, que administram as entradas e saídas circulante da empresa, duas que administram a limpeza, um boy, que faz entrega e quatro assistente administrativo que ficam responsável pelo pagamento dos funcionários, conferência do caixa diário realizado pelos funcionários do caixa, dentre outras funções pertinente a suas funções.
A empresa não possui organograma e nem um profissional de RH, essas atividade são realizadas pelos assistentes administrativos. A organização trabalha com o piso salarial vigente, contudo, fornece benefícios a seus colaboradores como incentivo, dentre esses benefícios temos: cestas básicas, divisão anual dos lucros, bônus de 30% do salário para os funcionários aniversariantes, além de 30% do salário para os funcionários que apresentarem instância na função exercida.
2.1.1 MODOS DE GESTÃO
A comunicação é a transferência e significado de uma pessoa para outra. É o processo de passar informações e compreensão de uma pessoa para outra. É a maneira de se relacionar com outras pessoas através de ideias, fatos, pensamentos e valores. A comunicação é o ponto que liga as pessoas para que compartilhem sentimentos e conhecimentos. A comunicação envolve transações entre as pessoas. Toda comunicação envolve, pelo menos, duas pessoas: a que envia uma mensagem e a que recebe. Uma pessoa sozinha não pode comunicar-se, pois somente com outra pessoa receptora é que poderá completar o ato da comunicação (CHIAVENATO, 2006, p.75).
A Panificadora Pão de Mel, mantêm a comunicação democrática, a forma mais utilizada para que os gerentes estabeleçam para se comunicar com seus funcionários são os murais informativos e olho a olho, quando precisa organizar uma reunião a mesma é comunicada um dia antes, para que todos se planejem e organizem suas pautas.
Fernanda e Carlos procuram exterminar todo de boato que possa vim existir, eles acreditam que o bom relacionamento com seus funcionários são a pela principal para incentivá-los ao trabalho. Não apenas a comunicação que os gerentes, mas a qualidade e segurança de vida dos seus colaboradores.
A qualidade de vida no trabalho pode ser entendida como a preocupação com o bem-estar geral e saúde dos trabalhadores no desempenho de suas tarefas, envolvendo tantos os aspectos físicos e ambientais, como os aspectos psicólogos do local de um lado. A qualidade de vida no trabalho assimila duas posições antagônicas: de uma lado, a reivindicação dos empregados quanto ao bem-estar e satisfação no trabalho; e, de outro, o interesse das organizações quanto aos seus efeitos potenciadores sobre a produtividade e a qualidade (CHIAVENATO, 2004).
Pensando na qualidade e segurança, a panificadora desenvolvem ações como: exames periódicos, incentivo a práticas de esportes, palestras contra tabagismo e alcoolismo dentre outras ações que contribuem para uma boa saúde de seus funcionários, e diante as práticas de segurança os gerentes sempre solicitam auditoria com o técnicos em segurança do trabalho, para encontrarem e prevenirem acidentes.
Apesar de possuírem nível hierárquico diferente não há problema conflito algum entre subordinador e subordinado, respeito mutuo é uma das práticas adotada pela organização. Como já mencionado a empresa estratégias de reconhecimento dos seus funcionários através de praticas que envolve remuneração. Contudo, também incentivam seus colaboradores através de uma comunicação aberta, e a valorização dos seus funcionários por meio da qualidade e segurança do mesmo.
2.1.1.1 PROBLEMAS IDENTIFICADOS
Nota-se que os gerentes da empresa não investem na tecnologia da informação, fator importante no desenvolvimento, sem contar que eles ainda não conhecem a força que possui um gestor de RH, o quanto ele pode contribuir para o sucesso no mercado.
Segundo afirma OZAKI; POLIZELLI,(2008, p.32), a informação é a matéria-prima do conhecimento. Uma sociedade, que pretende ser inserida na Era do Conhecimento, necessita, como pré-requisito, estar madura
...