Gestão De Pessoas
Casos: Gestão De Pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: patriciaalisson • 21/5/2014 • 437 Palavras (2 Páginas) • 150 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA INDAIATUBA
CIÊNCIAS SOCIAIS
Trabalho acadêmico apresentado como exigência da disciplina Ciências Sociais, do curso de Administração, da Faculdade Anhanguera de Indaiatuba.
Professora: Silvana Batista Moreira
Alisson Felipe Lima RA: 6622330014
Indaiatuba – SP
13/10/2013
Introdução
O texto fala da importância em compreender o papel da escola para o processo de socialização do indivíduo. Estudos vêm mostrando que a escola desempenha um papel fundamental na promoção do conhecimento social incidindo na compreensão que as crianças têm do mundo social e suas particularidades.
O papel da escola no processo de socialização
A socialização é a interação necessária para o desenvolvimento através do qual o indivíduo satisfaz suas necessidades e assimila a cultura ao mesmo tempo em contrapartida, a sociedade cresce e desenvolve. Esse processo inicia-se com o nascimento e permanece ao longo da vida ao passo que com o aprendizado e a interação social vai se moldando sua personalidade e sua cultura.
Observa-se o avanço na tecnologia nos meios de comunicação e exatamente neste momento vemos a família e a escola exercendo um papel importante na consolidação deste processo de socialização. A escola é determinante para o
desenvolvimento social infantil e conseqüentemente no decorrer de toda vida.
É na escola que se constrói parte da identidade, nela se adquire os modelos de aprendizagem, de princípios éticos e morais, depositam-se expectativas, bem como as dúvidas, inseguranças e perspectivas em relação ao futuro. Um dos objetivos mais importantes do processo de socialização consiste em que as crianças conseguiam um nível elevado de conhecimento dos valores morais que regem sua sociedade que comportem de acordo com eles.
A criança chega à escola levando consigo vivências familiares onde o ambiente escolar é uma peça fundamental em seu desenvolvimento. Estes dois elementos –vínculos familiares e ambiente escolar – constituirão processo educacional.
Para Palácios (1995), a escola é, junto com a família, a instituição social que maiores repercussões tem para a criança, ela não só intervém na transmissão do saber organizado culturalmente como influi em todos os aspectos relativos aos processos de socialização e individualização da criança, como são o desenvolvimento das relações afetivas, a habilidade de participar em situações sociais, a aquisição de destrezas relacionadas com a competência comunicativa.
...