Gestão De Pessoas
Artigos Científicos: Gestão De Pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marleide23 • 10/6/2014 • 3.837 Palavras (16 Páginas) • 195 Visualizações
RELATÓRIO
Relatório sobre um paralelo do filme Tempos Modernos e A Moderna Gestão de Pessoas.
Trata-se do último filme mudo de Chaplin, que focaliza a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome. A figura central do filme é Carlitos, o personagem clássico de Chaplin, que ao conseguir emprego numa grande indústria, transforma-se em líder grevista conhecendo uma jovem, por quem se apaixona. O filme focaliza a vida na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho. É uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas ideias "subversivas".
Em sua Segunda parte o filme trata das desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas, sem representar, contudo, diferenças nas perspectivas de vida de cada grupo. Mostra ainda que a mesma sociedade capitalista que explora o proletariado, alimenta todo conforto e diversão para burguesia.
Já em A Moderna Gestão de Pessoas, abrange o conceito de gestão de pessoas, em que afirma ser uma área contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos como a cultura, estrutura, características, negócio e tecnologias da organização. Baseando-se em três aspectos fundamentais: As pessoas como seres humanos (ou seja, com personalidade e história próprias, possuidores de conhecimento, habilidades e atitudes indispensáveis às organizações). As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais (que fornecem à empresa inteligência, talento, criatividade, comprometimento e renovação constante em um mundo de mudanças e desafios). As pessoas como parceiras da organização (como parceiros, as pessoas investem conhecimento, esforços, etc. na empresa, na expectativa de obter retorno- salários, crescimento profissional, benefícios. Postura pró-ativa, comprometimento, responsabilidade são características de parceiros). Com o objetivo de Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão; Proporcionar competitividade à organização; Proporcionar à organização, empregados bem treinados e bem motivados; Aumentar a auto-atualização e a satis- fação dos empregados no trabalho; Desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho; Administrar a mudança; Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.
Essa relação entre estes dois eixos, resume-se em uma linha tênue de contradição. Pois enquanto um modelo de gestão de pessoas, focaliza o trabalho robótico, monótono, objetivando e preocupando somente com a produção; o outro dirige-se ao bem estar do funcionário, qualificação profissional, trabalho em equipe, motivação, etc., já que o foco é nas pessoas e não na produção, devido o entendimento mercadológico, nortear-se pelo resultado único e exclusivamente através de pessoas e com pessoas (com motivação, saúde e segurança no trabalho, entre outras), e não somente pelas máquinas.
1. Empresa Pesquisada
O Supermercado Viver Bem- VB, Localizado na Av. Lorato, Nº 98, Bairro: Coqueiro. Cidade de Ananindeua /PA. Atuante há 12 anos no seguimento do varejo e atacado. A empresa tem como público alvo, jovens e adultos, sendo uma empresa de porte médio com 85 funcionários.
Tem como missão oferecer aos clientes produtos e serviços de alta qualidade, variedade, atendimento diferenciado, excelência em higiene e limpeza, proporcionando bem estar e um ambiente agradável, fazendo o melhor supermercado para você e para sua família (clientes).
E por visão, ser a referência na rede de supermercados na região, atuando no comércio varejista e na prestação de serviços com uma loja moderna e ambiente agradável, priorizando sempre a qualidade, organização, variedade e excelência no atendimento. Seguindo os seguintes Valores de ética, solidariedade, respeito ao próximo, responsabilidade social, confiança, flexibilidade, integridade, higiene, e organização.
Obtivemos as seguintes informações, de acordo com o Sr. Fábio Nogueira Martins, Graduado em Administração, e Especialista em Logística, e Processos Administrativos; Gerente Geral do referido supermercado:
No que tange ao quesito de recrutamento e seleção, é feito quando na previsão de um funcionário ser desligado da empresa, esta anuncia vaga disponível, em jornais de grande circulação do município, e em uma agência de emprego, conveniada. E no qual é entrevistado pelo gerente geral do supermercado. Após selecionado, o recém admitido é treinado por um funcionário mais antigo na área destinado ao cargo.
De acordo com as necessidades, é elaborado esporadicamente, ciclos de treinamentos e desenvolvimento, com o objetivo de melhorar a qualidade de atendimento, manuseio e armazenamento dos produtos no supermercado, técnicas de venda, técnicas de comunicação, marketing pessoal, entre outros.
Quando há nitidamente, um crescimento profissional de um funcionário, alguns benefícios, como: gratificação salarial, folga, um dia de diversão com a família em park, cinema, clube ou circo; etc.
Tudo isso, elaborado e programado pelo gerente geral, e proprietário-diretor da referida empresa pesquisada. Após ser detalhadamente observado por estes.
Diante desta situação, seguem-se algumas sugestões para melhorias no Supermercado Viver Bem- VB, fundamentando-se nos quesitos de recrutamento e seleção de pessoal, Avaliação de Desempenho, Treinamento e Desenvolvimento, Higiene e Segurança no Trabalho, e Remuneração Estratégica.
2. Recrutamento e Seleção de Pessoal
Chiavenato propôs em 1983 que a seleção de Recursos Humanos poderia ser definida singelamente como a escolha do homem certo para o cargo certo, ou, mais amplamente entre os candidatos recrutados para um processo seletivo, aqueles mais adequados aos cargos existentes da organização visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho no quadro de pessoal Esta afirmação sugere que o papel primordial do selecionador de pessoal fosse então, garantir enquanto estratégia de gestão de Recursos Humanos, a eficiência das atividades mediadas por organismos dentro das organizações mantendo ou elevando a produtividade via seleção de perfil psicológico.
O autor sugere ainda, um caminho para que os objetivos acima fossem atingidos, este visa caracterizar a seleção de pessoal fundamentando-se em dados e informações a
...