Gestão De Pessoas
Projeto de pesquisa: Gestão De Pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ginagio • 19/9/2014 • Projeto de pesquisa • 1.275 Palavras (6 Páginas) • 257 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 REFERENCIAL TEÓRICO 5
2.1GESTÃO DE PESSOAS 5
2.1.1 A FUNÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS 6
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
REFERÊNCIA 10
1 INTRODUÇÃO
À área de gestão de pessoas evoluiu ao longo dos tempos, abrangiu seu espaço, passou a ser mais reconhecida pelo mercado de trabalho, os talentos humanos passaram a ser mais valorizados e assim tornou-se fundamental dentro de uma empresa, o que antes não era. Para trabalhar nessa área requer muito estudo, muitos conhecimentos e indispensavelmente muita praticidade, o profissional tem o papel de gerenciar , orientar e administrar recursos humanos e financeiros ajudando a empresa tem o papel de gerenciar, orientar e administrar recursos humanos e financeiros ajudando a empresa a alcançar seus objetivos. É de extrema importância que o mesmo entenda e atenda as necessidades dos clientes, aberto sempre à inovações e as novas tecnologias, também criando melhores oportunidades para as pessoas crescerem dentro da própria empresa, proporcionando assim, a competitividade.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1Gestão de Pessoas.
No seu trabalho cada administrador desempenha quatro funções administrativas, que são: planejar, organizar, dirigir e controlar. A ARH procura ajudar o administrador e a equipe de subordinado para executar tarefas e alcançar metas, bem como os objetivos. (CHIAVENATO, 2004).
Segundo CHIAVENATO (2004, p11), Gestão de Pessoas é uma área contingencial e situacional, pois depende da cultura que existe em cada organização , as estruturas organizacional, as características do contexto ambiental, do negocio na organização, tecnologia utilizada, dos processos internos e de uma infinidade de outras variáveis importantes.
Gestão de Pessoas se baseia em três aspectos fundamentais, conforme relatado abaixo por (CHIAVENATO, 2004):
• As pessoas como ser humanos, com personalidade própria e profundamente diferentes entre si;
• As pessoas parceiras inteligentes de recursos organizacionais. Pessoas com inteligência, talento e aprendizagem em um mundo cheio de mudanças e desafios;
• As pessoas como parceiros da organização são capazes de conduzir excelência ao sucesso. Elas fazem investimentos na organização e recebem bons retornos como salário e incentivos financeiros.
Para Chiavenato (2004, p 5), “a Gestão de Pessoas é representado pelas organizações e pelas pessoas. As organizações são constituídas de pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões.”
Segundo( CHIAVENATO, 2004, p.11) os objetivos do ARH é ajudar a organização a atingir suas metas, proporcionar competitividade, uma organização com pessoas motivadas e bem treinadas, fazendo seu trabalho com satisfação, coma uma boa qualidade de vida no trabalho e administrar proporcionando mudanças .
2.1.1 A FUNÇÃO RECURSOS dos HUMANOS
Conforme Ribeiro (2005) a área de recursos humanos têm o objetivo de administrar as relações da organização, com pessoas que a compõe. Desse modo, o profissional que atua nessa área precisa avaliar cada individuo desempenhando seu trabalho, para compreender um pouco do seu caráter sabendo diferenciá-los entre si, pois cada um possui diferentes personalidades, conhecimentos, habilidades e capacidades.
O padrão profissional que deve ter um individuo para trabalhar nessa área são: adaptalidade,análise crítica,boa comunicação, bom humor,empreendedorismo,flexibilidade,habilidade para administrar conflitos, entre outros, além disso o profissional pode avaliar o perfil dos funcionários e candidatos de acordo com as necessidades da organização , sendo que a principal competição das empresas é encontrar pessoas criativas ,inovadoras que produzem,vendem,lideram,motivam ,supervisionam , gerenciam e dirigem os negócios da empresa(RIBEIRO, 2005).
Segundo Ribeiro (2005) o profissional de Recursos Humanos contribui para o alcance dos objetivos entre eles, a competitividade,a imagem do mercado , a lucratividade ,os clientes , a produtividade,a redução de custos ,melhores salários e a segurança de trabalho.
De acordo com Ribeiro (2005),para que o profissional de Recursos Humanos seja eficaz em períodos difíceis é preciso que ele assuma riscos de programas inovadores, buscando atender às necessidades dos clientes ,treinando supervisores ,cumprindo com o planejamento dentro de prazos e custos,disponibilizando e responsabilizando-se pelos seus erros e acertos , levantando soluções para os problemas.
O novo perfil que as empresas estão exigindo dos candidatos e dos próprios funcionários é a forma de exercer seu trabalho,investindo na própria carreira ,buscando as atualizações para atuar como consultor interno de RH o qual requer estudo ,educação ,treino,prática ,flexibilidade para lidar com as pessoas ,e a confiança para conquistar o cliente (RIBEIRO 2005).
Ribeiro (2005) afirmaque no que se refere ao perfil do profissional de Recursos Humanos ,não podemos deixar de lado o fato de que a dedicação integral , coragem de decidir ,agilidade e visão ampla e moderna sobre o gerenciamento são qualidades que fazem muita diferença [...].
O profissional de RH deve estar atento aos detalhes que facilitam golpes contra a empresa, para evitar qualquer risco com novos integrantes é preciso fazer pesquisas sobre antecedentes dos candidatos a uma vaga na empresa
...