Gestão De Pessoas
Pesquisas Acadêmicas: Gestão De Pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: faculdadejo • 9/6/2013 • 340 Palavras (2 Páginas) • 278 Visualizações
2. GESTÃO DE PESSOAS EM UM AMBIENTE DINÂMICO E COMPETITIVO
2.1 MUDANÇAS E TRANSFORMAÇÕES
2.1.1. Cenário Mundial
No século XX ouve grandes mudanças e transformações nas organizações, na administração e no seu comportamento, sendo que temos 03 eras destas mudanças.
• Era da Industrialização Clássica – Nesta época as pessoas eram consideradas uma peça da máquina.
• Era da Industrialização Neoclássica – Aconteceram após a segunda guerra mundial, as relações industriais foram substituídas por administração de recursos humanos e se passou a ver as pessoas como recursos vivos, inteligentes e não mais como uma máquina.
• Era da Informação – Provocou o surgimento da globalização da Economia. A concorrência se tornou mais forte entre as empresas. Com o surgimento da internet e informações via televisão, rádios, passou a cruzar o planeta. Foi uma época que as pessoas precisavam correr atrás de capacitação e qualificações para poder entrar no mercado de trabalho.
Preocupações das organizações do futuro foi com globalização, pessoas, clientes, produtos e serviços, conhecimentos, resultados e tecnologia.
Pessoas – São consideradas como parceiros e colaboradores e não funcionários batedores de cartão, colocando todos no mesmo nível.
Clientes – A conquista e a ampliação da clientela.
Produtos e serviços – Dando mais qualidade de atendimentos e bons produtos.
Conhecimento – Correr atrás de informações diferente ao seu produto para melhor.
Resultados – Ter objetivos. Melhorar a qualidade e aumentar a produtividade para ser uma empresa bem-sucedida.
Tecnologia – As empresas têm que avaliar e atualizar os progressos tecnológicos.
2.1.2. Na função dos Recursos Humanos e os novos papéis da Gestão de pessoa
Foi uma transformação muito grande e que o fator principal é a importância do capital humano.
Os novos papéis da função são definidos: estratégias, infra-estrutura, contribuição do funcionário e mudanças organizacional. Aquele que ajuda a impulsionar a organização, outra que ajuda a empresa ser eficiente e eficaz, a transformação dos empregados em agentes empreendedores, parceiro e fornecedores, e por ultimo o que ajuda na criação de uma organização com idéias novas e tentando inovar e renovar para o mercado.
No mundo de hoje os desafios está na globalização, informação, conhecimento, ênfase no cliente, serviços, tecnologia, qualidade do produto e na competitividade.
...