Gestão De Pessoas
Artigo: Gestão De Pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Elainefernandes • 22/3/2015 • 4.646 Palavras (19 Páginas) • 163 Visualizações
Sumário
Introdução 03
Desenvolvimento 04
Gestão de Pessoas 04
Mudanças Organizacionais 05
Tempos Modernos e Moderna Gestão de Pessoas 06
A Empresa 07
Modelo para buscar autorização 09
Questionário 09
Avaliação de desempenho 10
Plano de ação 10
Estratégia do plano de ação 11
Conclusão 17
Colaboradores 18
Bibliografia 19
Introdução
A Moderna Gestão de Pessoa
Com a globalização é uma realidade, por isso temos empresas de todos os tamanhos presentes em praticamente todas as nações do mundo realizando suas operações. E o intensivo uso de tecnologias nas mais diversas atividades das empresas são uma necessidade, que são supridas através de softwares diversos, planilhas de cálculo, bancos de dados, sistemas de work-flow e correio eletrônico, e a tendência é que fiquem cada vez mais complexos e integrados, cada vez mais amigáveis e flexíveis.
“Temos a visão que se tem hoje da área é totalmente diferente de sua tradicional configuração, quando recebia o nome Administração de Recursos Humanos (ARH). Muita coisa mudou. A Gestão de Pessoas tem sido a responsável pela excelência das organizações bem sucedidas e pelo aporte de capital intelectual que simboliza, mais do que tudo, a importância do fator humano em plena Era da Informação. A gestão de pessoas é uma das áreas que mais tem sofrido mudanças e transformações nos últimos anos. Não apenas nos seus aspectos tangíveis e concretos como principalmente nos aspectos conceituais e intangíveis”. IDALBERTO CHIAVENATO
Desenvolvimento
Gestão de Pessoas
A Gestão de Pessoa são as políticas e as práticas importantes para administrar o trabalho das pessoas na organização. Além disso, a RH é a função administrativa voltada à: análise e descrição de cargos, recrutamento e seleção de pessoal, admissão de candidatos selecionados, orientação e integração de novos funcionários, administração de cargos e salários, incentivos salariais e benefícios sociais, avaliação do desempenho das pessoas, comunicação aos funcionários, treinamento e desenvolvimento das pessoas, desenvolvimento organizacional, higiene do trabalho, segurança e qualidade de vida no trabalho, relações com empregados e relações sindicais.
Atualmente, as organizações bem- sucedidas percebem que para crescerem é necessário de investimentos, principalmente o dos empregados. Assim, o RH tem a função de permitir a colaboração dos funcionários na organização, para alcançar os objetivos da empresa. Os objetivos da Gestão de Pessoas podem contribuir na organização através dos seguintes meios: Ajudar a organização alcançar seus objetivos, proporcionar competitividade à organização, proporcionar à organização pessoas bem treinadas e bem motivadas, aumentar a auto- atualização, desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho, administrar e impulsionar a mudança, e por fim ajudar a manter as políticas éticas e comportamento social.
A Gestão de Pessoas tem como Objetivo
• Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão;
• Proporcionar competitividade à organização;
• Proporcionar à organização empregados bem treinados e bem motivados;
• Aumentara auto-atualização e a satisfação dos empregados no trabalho;
• Desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho;
• Administrar a mudança;
• Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.
Os seis processos básicos da Gestão de Pessoa
1- Processo de agregar pessoas: recrutamento e seleção.
2- Processo de aplicar pessoas: análise e descrição de cargos, orientação e avaliação do desempenho.
3- Processo de recompensar pessoa: remuneração recompensas e benefícios.
4- Processo de desenvolver pessoas: capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal.
5- Processo de manter pessoas: criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas.
6- Processo de monitorar pessoas: acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados.
Mudanças Organizacionais
Atualmente com tantas pressões originadas pelo mercado, exige que as empresas mudem constantemente para obter retorno nesse mercado competitivo, necessitando da adaptação geral dos funcionários dentro das empresas. Assim, definimos que mudança organizacional são as transformações cada vez mais rápidas e amplas que exercem um impacto direto nos trabalhadores.
Com as mudanças no mercado de trabalho, as organizações buscam mais do que recursos de produção, mas também, investem principalmente em seus trabalhadores. Como as pessoas constituem a sua principal vantagem competitivas, a empresa precisa investir nelas, desenvolve-las e ceder-lhe espaço para seus talentos. Assim, quanto mais a organização investir em seus funcionários, mais enriquecerá seus passaportes e aumentará a mobilidade potencial das pessoas.
Na Era Industrial o modelo de negócios era totalmente diferente nos dos dias de hoje. Naquele tempo, baseava-se no capital financeiro, onde a organização
...