Gestão De Pessoas
Artigo: Gestão De Pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: w_renato • 7/9/2013 • 4.822 Palavras (20 Páginas) • 259 Visualizações
INTRODUÇÃO
A Moderna Gestão de Pessoas é a tendência de otimização e prospectividade perante ás funções realizadas pela organização. Em Gestão de Pessoas trata-se de técnicas, métodos, práticas e políticas aplicadas para maiores êxitos utilizando como principal capital o intelectual humano.
As organizações passam a valorizar os colaboradores e funcionários como seus alicerces e principalmente como forma de sobrevivência diante de um mundo em constantes mudanças e forte competitividade. As pessoas passam de mero instrumento de trabalho para parceiras da organização, onde elas são responsáveis pela prosperidade, crescimento, contatos com o meio externo, estabelecer meios para a organização atingir seus objetivos, visão, missão, discriminação de valores, estrutura, cultura, implementação de tecnologias em geral e dentre outras variáveis.
Para que a isso ocorra, a organização investe nos esforços e desempenho das pessoas que lhe dá propósito de vida através de recompensas como garantia de segurança, lazer, qualidade de vida no trabalho, satisfação pessoal e profissional, salários, higiene e benefícios para que seus parceiros humanos sintam-se motivados a continuarem investindo seu tempo, energia, inteligência, comprometimento e habilidades. Afinal, assim como as organizações dependem das pessoas para sua sobrevivência, as pessoas dependem das organizações para a sua subsistência.
A função de Gestão de Pessoas é de integrar atividades a fim de proporcionar motivação e sinergia entre a atuação de cada pessoa definindo e desenhado cada atividade que deverão exercer de maneira interdepartamental e procurar mobilizar e aproveitar da melhor maneira possível seus talentos e habilidades.
.
Etapa 1
1. GESTÃO DE PESSOAS E MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS
Para definir Gestão de Pessoas é necessário explicar o seu contexto e conceito:
1.1 Contexto de Gestão de Pessoas
O contexto de gestão de pessoas é definir pessoas como dependentes da organização e organização dependente das pessoas.
As pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando para organizações e dependem dela para sua subsistência e sucesso profissional. Já as organizações dependem das pessoas para exercerem atividades de produção e prestação de serviços para atenderem as demandas dos clientes e atingir os objetivos da empresa.
O relacionamento das pessoas e a organização era conflitivo e arcaico. Acreditava-se que os objetivos da organização – lucro, produtividade, eficácia, melhores práticas de aplicação de recursos físico e financeiros, redução de custos – eram incomparáveis e incompatíveis com os objetivos das pessoas – subsistência, satisfação pessoal e profissional, lazer, saúde, segurança, salários, benefícios e conforto no trabalho. A solução praticada pelas duas frentes era do ganha-perde, ou seja, enquanto uma ganha e atinge os objetivos a outra perde e tem seus objetivos desconsiderados. Obviamente a organização era a que mais se beneficiava ás custas das pessoas, mas isso mudou. As organizações passaram a enxergar as pessoas como o meio de promover maior competitividade, meios de atualizações constantes e de adaptação ao meio externo e as pessoas passaram a se valorizar como elementos autopoiéticos extremamente capazes que poderiam proporcionar benefícios ás organizações e a si próprios. Logo, a solução ultrapassada do ganha-perde foi se perdendo com o tempo e foi surgindo a solução do ganha-ganha, tratando de negociação, sinergia e de esforços, onde as necessidades das pessoas e das organizações são equalizadas e satisfeitas.
1.2 Conceito de Gestão de Pessoas
O conceito de Gestão de Pessoas parte dos seus aspectos fundamentais:
• Pessoas como parceiras da organização, ou seja, elas investem tempo, conhecimentos e esforços para que a organização atinja seus objetivos e em troca exigem recompensas como salários, benefícios e crescimento profissional.
• As pessoas consideradas seres humanos no qual são dotadas de história próprias, conhecimento, habilidades e atitudes necessárias para organização e necessidade de subsistência, crescimento profissional e pessoal.
• As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais, ou seja, elas fornecem á empresa inteligência, talentos, habilidades, criatividades, conhecimentos, comprometimento, responsabilidade e renovação constante para a empresa num mundo cheio de mudanças.
Em seu conceito, gestão de pessoas é uma área contingencial e situacional, pois depende de aspectos como estrutura, cultura, tecnologias, formas de negociação dos processos internos da empresa.
Logo, defini-se Gestão de pessoas como o conjunto de práticas e políticas empregadas para mobilizar, desenvolver e utilizar a melhor maneira possível conhecimentos, habilidades e capacidades das pessoas para atingir objetivos da empresa – considerando as pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais – a fim de proporcionar o bem comum para ambas às entidades e orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho.
É o nome dado ao conjunto de atividades administrativas que discriminam pessoas como parceiras da organização, pessoas como seres humanos, valorizando suas necessidades de segurança, empregabilidade, satisfações e objetivo equalizando com as metas, objetivos, visão, missão, valores, empresabilidade, competitividade e subsistência da empresa.
1.3 Objetivo de Gestão de Pessoas
Para prosperar, alcançar seus objetivos e missão e manter sua continuidade a organização deve investir em seu principal ativo, as pessoas. As pessoas exigem retorno de seus esforços para o benefício da organização, nisso a função de gestão de pessoas da organização é manter a motivação e desempenho do colaborador parceiro garantindo que ele prospere junto da organização.
O objetivo de gestão de pessoas é permitir e colaborar para que os funcionários e parceiros realizem as tarefas e suas funções de maneira eficaz para alcançar os objetivos organizacionais e individuais.
Para a Gestão de Pessoas contribuir com a eficácia organizacional ela utiliza tais meios:
• Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão.
• Proporcionar a competitividade
...