Gestão De Pessoas
Casos: Gestão De Pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 002003 • 20/9/2013 • 1.511 Palavras (7 Páginas) • 524 Visualizações
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
ATPS – SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
Tutora a Distancia Jurema Tussi Cunha
Clerice de Jesus Medina – 5729172360
Natália da Silva Guerreiro Abreu – 5731170101
Korina Barbosa dos Santos– 5305947879
Sabrina Figueiredo Ottoni – 6317200369
Cristiana Alexandrina Ferreira – 6315197474
BELO HORIZONTE/MG
2013
Sumário
Introdução..........................................................................03
Implementação de estrutura física e juridica...........................03
Instalação e Prevenção de acidentes........................................05
Higiene ocupacional..............................................................06
Conclusão............................................................................07
Referências..........................................................................08
INTRODUÇÃO
No trabalho falaremos sobre a segurança no trabalho como um conjunto de medidas que são adotadas para minimizar os acidentes, doenças ocupacionais para proteger a integridade e a capacitação de trabalho do colaborador e o patrimônio da empresa.
Este desafio tem a finalidade de mostrar como gestores de recursos humanos iremos agir e implantar a saúde e segurança do trabalho em uma pizzaria.
Dentro do conjunto de medidas são estudados e implantados diversos temas como:
- Segurança, higiene e medicina do trabalho.
- Prevenção e controle de riscos e máquinas.
- Equipamentos e instalações.
- Proteção do meio ambiente.
- Proteção contra incêndio e outros riscos.
Estas medidas protegem e preservam a vida e criam uma conscientização preventiva através da educação, treinamento e fiscalização nas atividades exercidas pelos funcionários no local de trabalho.
1. Implementação de estrutura física e jurídica
Na pizzaria deve implementar Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais (PPRA), que ira gerenciar os fatores de riscos ocupacionais, programa de segurança, saúde e gestão de risco, baseado nas leis e normas que protegem a bem estar do trabalhador, visando a proteção e integridade fisica, moral e mental dentro e fora do estabelecimento.
Para implementar a estrutura física foram seguidas as normas do INMETRO, Defesa Civil, Corpo de bombeiros, Militar, ANVISA (Vigilância Sanitária) e da ABERC (Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas).
O imóvel possui um salão grande com capacidade para 300 pessoas, cozinha, banheiros, com portas de saída grande caso haja necessidade de alguma desocupação emergencial e toda estrutura física necessária para anteder o publico.
1.1. Conceito de acidente de trabalho.
Conforme dispõe o art.19 da Lei nº 8.213/91, “acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos do inciso VII do art.11 desta lei, provocando lesão corporal ou pertubação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho”.
O acidente do trabalho será caracterizado pelo procedimento da perícia médica do INSS, por meio da identificação entre o nexo do trabalho e o agravo.
Os acidentes de trabalho são causados por atos inseguros que são os atos praticados pelo homem, geralmente consciente do que esta fazendo, exemplos como subir em banco sem proteção ao em vez de uma escada apropriada, ligar maquinas em tomadas com as mãos molhadas, tomar cuidados com utensílios como facas entre outros.
São causados também por condições inseguras que são condições de trabalho que oferece riscos e perigos ao trabalhador alguns exemplos como instalações elétricas com fios desencapados, maquinas em estados precários de manutenção.
Sendo assim se eliminado as condições inseguras e atos inseguros é possível reduzir os acidentes e as doenças ocupacionais, esse é o papel da segurança do trabalho.
1.2. Citar profissionais da empresa que mais correm risco de sofrer acidente de trabalho.
Os profissionais da pizzaria que correm mais riscos de sofrer acidentes são os que trabalham na cozinha, pois os mesmos devem ter cuidados com as instalações dos fogões e botijões de gás, da rede elétrica (freezer, geladeira) o forno a lenha, cuidado com a exaustão/ventilação, espaço, manuseio com objetos cortantes, frituras e outros. Os entregadores devem ter o cuidado com o seu meio de transporte (moto), capacete, os garçons cuidado com o manuseio das bandejas, cuidado com o piso para não escorregar, espaço para circulação e o pessoal da limpeza também.
1.3. Indicar o que o empreendedor deva fazer para evitar acidente de trabalho na pizzaria.
Na pizzaria, é muito importante ter atenção aos possíveis riscos de acidente de trabalho, já que possui um numero razoável de funcionários, a mesma deve zelar pela saúde e bem estar de todos para evitar futuros prejuízos para o estabelecimento com custos médicos,indenização e etc.
Dessa forma o empreendedor deve adotar medidas preventivas como manter o local de trabalho organizado todo no seu devido lugar, manter sempre os equipamentos usados alinhados e regulados sem riscos de imprevistos, orientar os seus funcionários quanto ao manuseio dos materiais.
2. Instalação e Prevenção a acidentes
...