Gestão De Projetos
Resenha: Gestão De Projetos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: A_MARCOS • 4/11/2014 • Resenha • 377 Palavras (2 Páginas) • 215 Visualizações
Como diz o bom conselho: “Uma grama de prevenção vale um quilo de cura”. Nos projetos existem uma série de incertezas quanto ao cronograma, ao custo e a qualidade do produto final. Como estas incertezas, que a partir daqui podemos nominar de riscos, podem ser gerenciadas?
O gerenciamento de risco é o meio pelo qual estas incertezas são sistematicamente gerenciadas para garantir que os objetivos (prazo, custo e qualidade) do projeto sejam alcançados. É importante ressaltar que os objetivos do projeto não se limitam apenas a triplice restrição, mas está é uma outra discussão.
A ação sistemática de trabalhar nos riscos do projeto é o grande diferencial, pois o enfoque e a continuidade aumenta a capacidade de identificação, controle e redução dos riscos.
Os principios de gerenciamento do risco podem ser aplicados a todos os aspectos do negócio e a todos os ramos de atividade, não ficando limitado ao mundo dos projetos ou mesmo da área de engenharia ou tecnologia. A gestão de risco já está inserida a muito tempo no mundo dos negócios em setores como Seguros, Energia Atômica, Petrolífera entre outros. Estas empresas criaram ao longo do tempo uma cultura de gestão do risco, e praticam esta cultura pois entendem que este é fundamental para o seu negócio.
A importância do gerenciamento de risco agora é evidente no mundo todo. Uma gestão mais eficiente dos riscos, por exemplo, poderia ter evitado grandes prejuízos a acionistas e investidores nestes tempos de crise financeira.
Muitos gerentes de projetos já chegaram a conclusão que a gestão de risco é a ferramenta que lhe permite se sobressair perante outros, pois proporciona capacidade de tomar ações sobre circunstâncias quais levariam o projeto a comprometer seus objetivos.
Em uma visão mais abrangente poderiamos dizer que o papel principal do gerente de projetos é gerenciar riscos. O gerente de projetos trabalha para evitar o risco do cronograma atrasar, risco do custo ficar além do esperado, risco do produto ser entregue com falhas.
Mesmo com a responsabilidade maior sob gerente de projeto, o gerenciamento do risco é uma atividade da equipe, pois permeia todo os outros planos e ações do projeto, entretanto é de sua responsabilidade liderar e manter a gestão de risco como cultura operacional do projeto e levar a alta admnistração a importância de se gerir riscos.
...