Gestão Do Desenvolvimento Humano E Organizacional
Trabalho Escolar: Gestão Do Desenvolvimento Humano E Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rubensimas • 5/8/2014 • 1.106 Palavras (5 Páginas) • 1.214 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Atividade de Avaliação a Distância
Disciplina: Gestão do Desenvolvimento Humano e Organizacional
Curso: Engenharia Civil
Professor: Carla Giovana Dagostin
Nome do aluno: Rubens Manoel Simas Neto
Data: 20/10/2013
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
As questões relativas ao valor do trabalho são uma constante em nossa cultura. De acordo com G. Friedmann (KANAANE, 2007 apud BITTENCOURT, 2013, p. 15), o trabalho assume diferentes facetas, variando desde:
• o aspecto técnico – implica questões referentes ao lugar de trabalho e adaptação fisiológica e sociológica do trabalhador;
• o aspecto fisiológico – o grau de adaptação entre homem e lugar de trabalho- meio físico - e o problema da fadiga;
• o aspecto moral – pois se trata de atividade social humana, considerando especialmente as aptidões, as motivações, o grau de consciência, as satisfações e a relação íntima entre atividade de trabalho e personalidade;
• o aspecto social – as questões específicas do ambiente de trabalho e os fatores externos;
• os aspectos econômicos - o fator de produção de riqueza.
O documentário “Carne e osso”, com direção de Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros, problematiza a situação de trabalho em um tipo de organização, mais especificamente, em frigoríficos no Brasil, mostrando a dura rotina de quem lá trabalha, evidenciando os danos físicos e psicológicos nesse ambiente de trabalho.
Para resolver a presente Avaliação, assista a esse documentário. Você pode acessá-lo por meio do link indicado a seguir.
Ficha Técnica
Título: Carne e osso - documentário
Direção: Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros
Tempo: 53’
Link: http://globotv.globo.com/globo-news/globo-news-documentario/v/carne-e-osso-mostra-a-dura-rotina-de-quem-trabalha-em-frigorificos-no-brasil/2557412/
Diante do exposto em nossos estudos e no documentário “Carne e osso”, responda às questões que seguem. Você poderá responder a cada questão separadamente, ou, se preferir, elaborar um texto único contemplando os aspectos solicitados em cada item.
a) Liste as principais queixas manifestadas pelos trabalhadores e respectivas medidas adotadas pelas empresas. (1,0 ponto)
b) Identifique os direitos infringidos dos trabalhadores entrevistados. (1,5 pontos)
c) Analise a qualidade de vida presente nesse ambiente de trabalho, mediante os quesitos apontados na disciplina. (2,5 pontos)
d) Caracterize o trabalho nas organizações abordadas pelo documentário, mediante os aspectos elencados por Friedmann. (2,5 pontos)
e) Indique possíveis estratégias a serem adotadas pelo gestor de pessoas, frente aos problemas abordados pelo documentário. (2,5 pontos)
Respostas
a) As principais queixas manifestadas pelos trabalhadores é o esforço repetitivo, realizando a mesma atividade, durante a jornada de trabalho de oito horas. E também a pressão relacionada a produtividade, o ritmo acelerado para alcançar as metas impostas pela empresa. Outras queixas são as áreas de riscos muito próximas, colocando a vida dos trabalhadores em risco, pouca assistência por parte dos médicos, falta de tempo até para necessidades fisiológicas, por ser o ganha pão de muitas famílias os trabalhadores tem medo de perder o emprego ao reclamar das más condições de trabalho.
Na tentativa de resolver alguns problemas dos empregados, as empresas adotaram algumas medidas, como enfermaria na parte interior do frigorífico e prática de ginástica elaboral.
b) Entre os direitos infrigidos podemos citar alguns, como falta de segurança tanto física como na estabilidade do emprego, ambientes de trabalho insalubres, excesso de carga horária e horas extras não computadas, ausência de reajuste salarial, falta de assistência no campo da saúde e recursos humanos, níveis baixissimos de qualidade de vida no ambiente de trabalho.
c) Segundo Arellano são apontadas três dimensões que considera fundamental para entender a QVT: o equilíbrio psíquico, físico e social dos empregados da organização.
Para medir os níveis de QVT entre os trabalhadores, utilizaremos
...