Gestão E Orçamento Empresarial
Exames: Gestão E Orçamento Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Sal7l • 19/5/2014 • 3.034 Palavras (13 Páginas) • 255 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6
2 CONCEITO DE ORÇAMENTO 7
2.1 TIPOS DE ORÇAMENTO: 7
3 ORÇAMENTO PARA A GESTÃO 10
4 AS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO 11
5 ISENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA 13
6 BALANÇO PATRIMONIAL 15
7 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO 17
8 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA 19
9 CONCLUSÃO 20
REFERENCIAS..........................................................................................................21
1 INTRODUÇÃO
Sabemos que a cada dia as empresas buscam maior controle em suas finanças, e essa busca os instruiu a planejar, orçar, e somente realizar os objetivos que estão devidamente organizados. A falta de controle nos gastos ou investimentos de uma entidade pode gerar grandes transtornos em um curto prazo de tempo. Aí entra o tema orçamento, que vamos mostrar seu conceito e qual seu objetivo.
Quais são os tipo de orçamento e suas aplicabilidades.
Falaremos também sobre Balanço Patrimonial, e Fluxo de Caixa, onde mais uma vez mostraremos a importância do planejamento.
Em direito, falaremos sobre a imunidade tributária, o que é a imunidade tributária e quais empresas poderão ser contempladas com esse direito?
2 CONCEITO DE ORÇAMENTO
Quando falamos em orçamento, logo pensamos em cotação de preços para comprar certo produto, mas não se encerra aí o conceito, orçar algo fica ligado ao setor de compras, mas o orçamento que estudamos em contabilidade é nada mais que uma avaliação do que será gasto num determinado espaço de tempo.
Planejar e estudar como e quando será gasto o faturamento de uma empresa, requer muitos cuidados, precisamos não apenas saber o que teremos a receber para poder comprar ou investir em algo, mas principalmente, saber o que teremos que pagar.
Graças ao orçamento não só as entidades, mas as pessoas em seu dia-a-dia podem desenvolver seus planos, suas atividades, saberão quais são as prioridades e avaliarão os objetivos para atingir dentro de certo período.
2.1 TIPOS DE ORÇAMENTO:
Os tipos de orçamentos são: Orçamento Estático (Budget), Orçamento Flexível, Rolling Budget Eforecast, Beyond Budgeting, Orçamento Ajustado Forecast, Orçamento Base Zero e Controle Matricial.
Orçamento Estático
Objetivo: É focada nos resultados de um único plano, uma única atividade, uma vez que ele é elaborado ele não muda, fica estático, parado, permanece sem alterações desde seu princípio. Esse tipo de orçamento não se ajusta a mudanças.
Aplicabilidade: Funções administrativas
Orçamento Flexível
Origem: Inicialmente na década de 70, na Alemanha por Kilger e Plaut (GPK), englobando dois princípios básicos: controle e cálculo de custo por produto e a diversificação entre custos fixos e variáveis.
Objetivo: Serve para auxiliar a empresa a calcular sua capacidade e assim prever seus custos para vários níveis de atividades. O orçamento flexível somente torna-se eficaz quando a empresa consegue calcular o que cada empregado produz o que cada máquina ou computador produz e o que cada metro quadrado a fábrica produz, assim os gestores conseguem se preparar para o inesperado.
Aplicabilidade: Esse tipo de orçamento avalia e controla os custos de despesas operacionais e de fabricação.
Orçamento Rolling ou Contínuo
Objetivo: Analisar naquele período que foi elaborado o orçamento, o que deu certo e o que deu errado e assim projetar um novo orçamento a fim de diferenciar o que deu errado, contudo analisar detalhadamente as receitas e as despesas para ter base para a elaboração do período futuro. O orçamento contínuo cobre em torno de 12 meses, sendo que se pode revisa-lo mensalmente, trimestralmente e semestralmente, resultando em um orçamento mais claro e detalhado.
Aplicabilidade: Empresas que trabalham com produtos com ciclo de vida reduzido e processos que necessitam de rapidez nas mudanças.
Orçamento Beyond Budgeting
Origem: Criado por um grupo de 60 empresas, no ano de 1998, do qual os empresários renunciaram o orçamento tradicional e apostaram na flexibilidade e descentralização dos gestores.
Objetivo: Criar um ambiente de trabalho favorável, com autogerenciamento e uma cultura organizacional vinculado com responsabilidade, fornecendo assim uma cadeia de motivação, produtividade e melhor atendimento aos clientes da empresa, isso requer liderança e visão. O orçamento é projetado a médio e longo prazo, em torno de 18 meses.
Aplicabilidade: Fábricas e bancos.
Orçamento Ajustado
Objetivo: Seu objetivo é a organização obter uma saída, uma alternativa conforme o planejamento da quantidade da fabricação e vendas ou de outras variáveis. O orçamento fica modificado a partir do orçamento inicial.
Aplicabilidade:
Orçamento Base Zero (OBZ)
Origem: Chamada de orçamento baseada em riscos, a primeira formalização ocorreu em 1960, no Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, portanto somente em 1970 ocorreu a implementação na Divisão de Assessoria e Pesquisa da Texas Instruments, e a primeira publicação foi realizada nos meses de novembro e dezembro do mesmo ano.
Objetivo: Seu objetivo é examinar o custo-benefício ou análise de evolução de todos os processos, projetos e atividades, iniciando da estaca zero, foco nos objetivos e metas dos gestores para uma estimativa de vendas, fabricação e outras peças orçamentárias, sendo assim, o OBZ leva mais
...