Gestão Empreendedorismo Na Podologia
Ensaios: Gestão Empreendedorismo Na Podologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: beatriz15748 • 2/2/2015 • 460 Palavras (2 Páginas) • 589 Visualizações
A) O que é Hanseníase?
E uma doença infecciosa crônica causada pelo mycobacterium leprae também conhecido como bacilo de Hansen(Parasita intracelular).
A predilação pela pele e nervos periféricos confere características peculiares a está moléstia, tornando o seu diagnóstico simples.
O Brasil continua sendo o segundo país em número de casos no mundo, após a Índia.
Aproximadamente 94% dos casos conhecidos nas Américas e 94% dos novos diagnosticados são notificados pelo Brasil.
A hanseníase tem cura. O tratamento da hanseníase no Brasil é feito nos Centros Municipais de Saúde (Postos de Saúde) e os medicamentos são fornecidos gratuitamente aos pacientes, que são acompanhados durante todo o tratamento.
A duração do tratamento varia de acordo com a forma da doença,6meses para a forma mais branda e 12 meses para a forma mais graves.
Quais as formas que ela apresenta?
Hanseníase indeterminada: forma inicial, evolui espontaneamente para a cura na maioria dos casos e para as outras formas da doença em cerca de 25% dos casos. Geralmente, encontra-se apenas uma lesão, de cor mais clara que a pele normal, com
diminuição da sensibilidade. Mais comum em crianças.
Hanseníase tuberculóide: forma mais benigna e localizada, ocorre em pessoas com alta resistência ao bacilo. As lesões são poucas (ou única), de limites bem definidos e um pouco elevados e com ausência de sensibilidade (dormência). Ocorrem alterações nos nervos próximos à lesão, podendo causar dor, fraqueza e atrofia muscular.
Hanseníase borderline (ou dimorfa): forma intermediária que é resultado de uma imunidade também intermediária. O número de lesões é maior, formando manchas que podem atingir grandes áreas da pele, envolvendo partes da pele sadia. O acometimento dos nervos é mais extenso.
Hanseníase virchowiana (ou lepromatosa): nestes casos a imunidade é nula e o bacilo se multiplica muito, levando a um quadro mais grave, com anestesia dos pés e mãos que favorecem os traumatismos e feridas que podem causar deformidades, atrofia muscular, inchaço das pernas e surgimento de lesões elevadas na pele (nódulos). Órgãos internos também são acometidos pela doença.
B) Quais formas irão acometer os nervos periféricos.
O acometimento dos nervos periféricos pode se dar antes, durante ou após o tratamento.
Um dos principais troncos nervosos periféricos acometidos na Hanseníase e as pernas acometendo o nervo fibular comum e ramificações, e o nervo posterior, com comprometimento dos pés.
Fonte de Pesquisa:www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s0037-
...