TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica De Pessoas

Pesquisas Acadêmicas: Gestão Estratégica De Pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  2.124 Palavras (9 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 9

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

TRABALHO PARA COMPOSIÇÃO DA NOTA DA UNIDADE 1

Aislan ferreira dos Santos

Ana Karina Pedroza de Souza

Erich Maxwell Sousa de Macedo

Gardênio Dias da Assunção

Leonardo Augusto Bertin Rodrigues

Vicente Caetano de Lima Neto

Trabalho apresentado à Universidade Potiguar – UnP, como requisito para obtenção de parte da nota da Unidade I da disciplina, Gestão Estratégica de Pessoas ministrada pelo professor: Carlos Alberto de Farias Felix.

NATAL/RN

2014

Introdução

Razão Social: Alsaraiva Com. Emp. Imob. e Participações Ltda.

Nome Fantasia: Habib’s

O Grupo Habib's possui 24 anos no mercado. Conta com 430 lojas no Brasil, em 15 Estados e no Distrito Federal. Por duas vezes foi eleita a Melhor Franquia do Ano, pela ABF - Associação Brasileira de Franquia. Conquistou quatro prêmios "Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente" e por três vezes foi escolhida como a Melhor Fast Food, no Prêmio Alshop Visa. Conta com 130 milhões de consumidores ao ano, 22 mil funcionários diretos e 12 centrais de produção.

E durante o restante do conteúdo, você irá viajar conosco dentro de uma das estratégias de mercado implantada pela Gestão de Pessoas deste grupo, e que dará margens a sua imaginação para entender o porquê, este grupo é tão grande e consegue a cada dia mais sucesso, para bater suas metas e alcançar a grandeza mercadológica a qual estão inseridos.

Habib’s e a Gestão Estratégica de Pessoas

Em relação à Gestão Estratégica de Pessoas a preocupação do Habib’s é com o desenvolvimento dos profissionais, que passou a ser um fator indispensável para as organizações competitivas e que veem em seus profissionais o "segredo" para se destacar da concorrência. E com o objetivo de desenvolver as competências individuais do seu quadro de colaboradores, o fast food Habib's implanta sua Universidade Corporativa. A Universidade Habib's tem a missão de promover o desenvolvimento humano, valorizando competências e criando diferenciação para atender as necessidades estratégicas da organização. "Esperamos que nossos colaboradores possam aproveitar a educação continuada e desenvolvam suas competências alinhadas aos valores do Habib's", coloca Alberto Saraiva, presidente da rede. Segundo Saraiva, promover educação voltada a excelência em serviços, faz parte da missão da empresa em sempre oferecer oportunidades aos colaboradores e qualidade aos clientes.

Para o Habib's iniciativas de educação continuada difundem a filosofia e o modelo de gestão da rede, capacitam às lideranças para que transformem as intenções estratégicas em resultados, com foco no trabalho das equipes e tendo como objetivo maior a excelência da marca no segmento fast food.

A visão estratégica na implementação da Universidade está orientada para valorizar diferentes competências para um constante aprendizado e atualização. São elas: Escola das competências em gestão, Escola das competências técnicas, Escola das competências essenciais e Escola das competências de desenvolvimento humano.

Para Ana Paula César, diretora de Gestão de Pessoas do Habib's, a Universidade traz uma nova vantagem competitiva, pois agrega valor à educação como prática diária de seus colaboradores, garantindo assim um processo de crescimento humano sustentável.

Segundo Silvia Riscali, a universidade corporativa é um sistema de desenvolvimento contínuo de talentos, focado na Gestão de Pessoas por competências, ao passo em que promove a cultura e os valores da empresa. Nesse contexto, os funcionários são capacitados de acordo com as necessidades específicas de cada setor corporativo. "Podemos entender, ainda, a universidade corporativa como sendo um grande guarda-chuva estratégico, onde são trabalhadas competências individuais que irão garantir o desenvolvimento e a sustentação do negócio e das competências empresariais", afirma.

Entre várias ações estratégicas da área de Gestão de Pessoas, uma delas é identificar através da realização de pesquisa de clima, o nível de satisfação do colaborador, inclusive, no aspecto liderança. Isso foi constado na prática pelo Grupo Habib's que a partir da aplicação dessa ferramenta que possibilita a mensuração de vários indicadores corporativos, através da Universidade Corporativa, instituiu oficialmente o Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL), em setembro de 2009.

Na oportunidade, a organização constatou que a construção de um clima de alto desempenho refletia na qualidade da liderança. Somando-se a isso, considerou-se ainda que o cenário de competitividade que as empresas enfrentam, busca líderes comprometidos com o incremento de resultados, que saibam atuar de forma integrada com todos os parceiros da estrutura, que estimulem constantemente o crescimento de suas equipes, sejam proativos e inovadores e proporcionem um clima organizacional de alto desempenho.

De acordo com Ana Lúcia Rocha, responsável pela coordenação do Programa de Desenvolvimento de Lideranças em todo o Brasil, um líder bem preparado, consciente de suas responsabilidades motiva para o resultado, apoia o crescimento da equipe, introduz novos processos e tecnologias, proporciona o crescimento da empresa e garante competitividade. Diante disso, o programa idealizado por Ana Paula Cesar, diretora da Gestão de Pessoas objetivou: promover a disseminação e fortalecimento dos valores da Rede Habib's; despertar e reforçar comportamentos e atitudes como alicerce para o crescimento do negócio; bem como oferecer um Plano de Crescimento aos profissionais que fazem a Gestão de Pessoas, ajudando-os a desempenharem seus papeis de forma sistêmica e integrada para fazer a diferença

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com