Gestão Financeira
Exames: Gestão Financeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danigab833 • 20/2/2014 • 1.290 Palavras (6 Páginas) • 305 Visualizações
Atividade 6
• Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos
Analise a evolução do capital de giro, definindo a participação do Capital Circulante Líquido e o comentário correto.
2009 2010
R$Mil R$Mil
Ativo Circulante
Caixa e Bancos 200 250
Duplicatas a Receber 3.027 4.074
Estoque 2.400 3.600
Diversos 373 1.076
Total Ativo Circulante 6.000 9.000
Passivo Circulante
Fornecedores 1.580 2.400
Empréstimos Bancários 2.300 2.300
Diversos 1.120 1.850
Total Passivo Circulante 5.000 6.550
Capital Circulante Líquido 1.000 2.450
Qual a participação do CCL nos dois anos apresentados?
Resposta Selecionada: e.
16,7% 27,2% Aumentou a liquidez.
Resposta Correta: e.
16,7% 27,2% Aumentou a liquidez.
Feedback da resposta: A resposta correta é: 16,7% - 27,2% - aumentou a liquidez. Nesta análise o que estaremos calculando é a variação do capital circulante líquido (CCL) que representa a liquidez da empresa.
CCL 2010 = 2450/9000 = 27,2% e CCL 2009 = 1000/6000 = 16,7%
Quanto maior o CCL maior a liquidez. Nesta análise todas as contas do ativo circulante, passivo circulante e a diferença dos dois CCL, são transformadas em participação do ativo circulante (dividindo cada uma das contas pelo ativo circulante total e multiplicado por 100 teremos suas participações em percentuais). Um capital circulante líquido elevado prejudica a rentabilidade da empresa, pois o excesso de ativos circulantes poderia indicar ineficiência no uso dos recursos financeiros. Com exceção dos estoques, os demais ativos circulantes estão expostos aos efeitos da inflação que corroem o poder aquisitivo dos valores a receber ou mantidos sob forma de disponibilidades. Os recursos próprios e de terceiros a longo prazo que compõem o CCL envolvem custos elevados.
• Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
Uma das finalidades da gestão de caixa é manter um saldo mínimo de caixa adequado ás suas atividades, em função das incertezas associadas aos fluxos de recebimentos e pagamentos (principalmente recebimentos), pois caso esses fluxos fossem 100% realizáveis nas datas previstas, não haveria a necessidade de manter o saldo de caixa. Porém, muitas empresas por trabalharem com Capital de Giro insuficiente não se preocupam com a determinação de saldos mínimos de caixa, já que todo o saldo existente é usado para atividades operacionais. Quanto aos saldos mínimos podemos considerar:
I. O crédito é uma variável importante na determinação dos saldos mínimos, pois é possível com os instrumentos atuais acelerar o recebimento das duplicadas, antecipando valores.
II. A redução do ciclo de produção também é uma estratégia que interfere no saldo mínimo de caixa, pois estoques são consumidores de recursos financeiros, e uma boa gestão da produção colabora para que os recursos financeiros sejam utilizados de forma mais eficiente.
III. Reduzir o giro dos estoques é outra estratégia, pois com estoques mais elevados, a empresa pode planejar melhor a produção e as vendas, o que contribui para uma melhor gestão das disponibilidades.
Está(ão) correta(s).
Resposta Selecionada: d.
As afirmações I e II.
Resposta Correta: d.
As afirmações I e II.
Feedback da resposta: As afirmações I e II. A primeira afirmação é verdadeira: a concessão de crédito é ferramenta propulsora de vendas, mas pode interferir negativamente no saldo de caixa atual, para minimizar tal efeito, é possível antecipar alguns valores a receber através do encurtamento dos prazos de recebimento (oferecendo descontos ou recorrendo a produtos bancários para antecipação de recebíveis – forma de captação/financiamento dos valores a receber).
A segunda afirmação também é verdadeira, pois estoques de produtos em fabricação consomem muitos recursos financeiros e uma solução é a busca racional de recursos por parte da administração da produção, visando a redução do ciclo da produção, o aumento da produtividade e da qualidade dos produtos.
A terceira afirmação está incorreta. É preciso aplicar técnicas de gestão de estoques que elevem o seu giro, porque mercadoria em estoque tem custos e quanto mais rápido estas mercadorias “girarem”, mais rápido a empresa terá recursos, reduzindo o ciclo do caixa.
• Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos
O fluxo de caixa, ferramenta essencial para uma tomada de decisão, é um instrumento que permite a identificação dos sintomas que mostram se a empresa está fragilizada ou com uma estratégia errada ou mal dirigida. O método traz para a empresa agilidade e segurança nas atividades financeiras e permite ao administrador financeiro planejar, dirigir, controlar e organizar os recursos financeiros de sua empresa. Estudar o fluxo de caixa é poder fazer uma análise da liquidez da empresa, identificar fatores e prever futuros problemas de caixa. Isso é de suma importância, pois muitas empresas, mesmo apresentadas lucros, chegam à falência por falta de caixa. A vantagem da utilização do fluxo de caixa é, exatamente, o de prever como se comportarão a disponibilidade de recursos e tomar algumas providências e possibilita a visualização do passado e, principalmente, do futuro da empresa. Essa visibilidade permite
...