TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Financeira

Trabalho Universitário: Gestão Financeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  1.397 Palavras (6 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 6

Anhanguera Educacional

Universidade do Grande ABC – Uni ABC

Gestão Financeira

2NATGF

Tecnologia de Gestão

Tutor: Armindo Ferreira

Atividade Colaborativa

Ferramentas de Gestão: Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigma

Nome: RA

Camila Gama 6443299310

Santo André

24/11/2013

O conceito de Sigma na Estatística

Sigma(σ) é o símbolo utilizado pela Estatística para representar o parâmetro de dispersão chamado desvio padrão.

Quanto maior o valor de sigma de um processo, maior é a sua variação (ou dispersão),o que é algo indesejável, pois o processo tem pouca previsibilidade.

Quando os clientes auditam seus fornecedores eles exigem valores de sigma cada vez menores, para aumentar sua confiabilidade.

Balanced Scorecard e Seis Sigma

Sabemos que e a o BSC é uma ferramenta de gestão importante, que por sua vez, auxilia na tomada de decisão dos gestores, além de estar diretamente ligado à implementação da estratégia organizacional. Tais propósito está em aumentar perspectivas em relação as suas metas e objetivos, sempre com o foco em permanecer com vantagem competitiva no mercado.

O sucesso de uma empresa está vinculado com suas renovações e estratégias, valorizando seus valores e metas que internamente são estabelecidas.

O BSC sendo uma ferramenta bastante eficaz nessas escolhas, as empresas tentam levar consigo, sempre uma avaliação de desempenho. Essa avaliação vai ajudar no seu caminho organizacional e na determinação de medidas corretas para posições futuras, já que uma das principais preocupações de uma empresa, que se enquadra neste contexto, está na forma em ajustar e alinhar o seu planejamento estratégico, sabendo que com isso, irá definir seus alcances de metas e sucessos nos planos de ações.

Para que o BSC tenha uma grande porcentagem de sucesso, deve se levar em consideração os seus passos, estruturas, perspectivas, e total envolvimento de pessoas, sempre visando o melhor desempenho e satisfação do ambiente externo. São eles:

Passos para o sucesso

1° passo: esclarecer e traduzir a visão e a estratégia da empresa, por exemplo, definir indicadores ligados ao objetivo da empresa a ser líder de mercado daqui a 5 anos;

2° passo: comunicar associaciando objetivos e medidas estratégicas, criando vinculações no envolvimento de pessoas no processo de BSC, definindo responsáveis e declarando os indicadores;

3° passo: planejar, estabelecer metas e alinhar iniciativas estratégicas, para que as pessoas identifiquem quais são as suas contribuições específicas;

4° passo: melhor feedback e o aprendizado estratégico, buscando dar suporte nos processos por meio das respostas retornadas, sabendo aprender e receber esse feedback estratégico.

O que o BSC Possui:

O BSC possui estruturação estratégica, sistema de gestão eficiente, indicadores financeiro e não-finaceiros (tem o objetivo de trazer atona coisas intangíveis que proporcionam valores para os clientes).

 Caso 1:

Um caso de Sucesso: Motorola

A Motorola inventou o Seis Sigma, sobre o qual temos aprendido muito nos últimos 15 anos. Durante esse tempo, o Seis Sigma evoluiu de suas raízes, como medida de qualidade, para uma metodologia de melhoria geral.

Origem

Em 1986, Bill Smith, engenheiro sênior e cientista da Divisão de Comunicações da Motorola, introduziu o conceito de Seis Sigma como resposta às crescentes reclamações sobre pedidos de garantia provenientes do setor de vendas. Esse foi um método para padronizar a forma de se contar defeitos, sendo o Seis Sigma um nível próximo da perfeição.

Smith elaborou as estatísticas e fórmulas originais que foram o início da metodologia Seis Sigma da Motorola. Ele levou suas idéias ao CEO Bob Galvin, que ficou impressionado com sua paixão e reconheceu o método como sendo essencial para se abordar as questões referentes à qualidade. O Seis Sigma se tornou ponto central para a estratégia de entrega de produtos adequados ao uso dos clientes.

Seguindo uma metodologia comum (medir, analisar, melhorar e controlar), a Motorola iniciou sua jornada de documentação dos processos-chaves, alinhamento dos processos com os requisitos cruciais dos clientes e instalação de sistemas de medição e análise para melhorar continuamente o processo.

Como resultado, em 1988, a Motorola se tornou a primeira empresa a ganhar o Prêmio Nacional da Qualidade Malcolm Baldrige. Em 1990, a Motorola - juntamente com empresas como IBM, Texas Instruments e Xerox - criou o conceito de black belts (BBs), que seriam especialistas na aplicação de métodos estatísticos. Mais tarde, a AlliedSignal (agora Honeywell International Inc.) e a General Electric Co. aplicaram com sucesso e popularizaram a metodologia Seis Sigma da Motorola como parte do desenvolvimento da liderança.

Sigma exige os quatro passos a seguir:

1. Alinhar os executivos com os objetivos e metas corretos.

2. Mobilizar equipes de melhoria.

3. Acelerar resultados.

4. Guiar a melhoria sustentada.

 Caso 2:

As Implicações na implementação do Balanço Scorecard.

Segundo pesquisas realizadas, são vários os fatores que podem impactar no processo de implementação do BSC. Nesse contexto, Letza (1996) desenvolveu uma pesquisa que apontam três companhias, que foram analisadas quanto à implementação do BSC. São elas: MC-Bauchemie Muller GmbH & Co. (materiais de construção), Rexam Custom Europe (especializada emrevestimentos industriais), e a AT&T (companhia de telecomunicações), estas, mostraram implicações de erros e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com