Gestão Financeira / Legislação Tributária
Artigos Científicos: Gestão Financeira / Legislação Tributária. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gislaineoli • 23/3/2015 • 835 Palavras (4 Páginas) • 815 Visualizações
Questão 1/5
Em geral, as empresas pagam o décimo terceiro salário em novembro e dezembro, porém, contabilmente, os lançamentos são realizados mês a mês. A lógica é simples: ao completar um mês de trabalho, automaticamente o trabalhador ganha o direito a receber 1/12 do décimo terceiro salário.
É imprescindível que a contabilidade registre essa obrigação _____________
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima:
A
I- No passivo da empresa;
Você acertou!
ANDRICH, E. G; CRUZ, J. A. pg. 27. Esta obrigação deve ser registrada no passivo da empresa.
B
II- No ativo da empresa;
C
III- Em Aplicações financeiras;
D
IV- Em Despesas pagas à vista;
Questão 2/5
Podemos dizer que a União Federal, os estados, os municípios e o Distrito Federal exercem competência privativa, isto é, poderão instituir impostos dentro da divisão determinada pela CF/1988 (Privativa da União, art.153, privativa dos estados e do Distrito Federal, art. 155, e privativa dos municípios e do Distrito Federal, art.156, todos da CF/1988). Há também a competência comum, competência residual e competência extraordinária. Analise a definição abaixo e após selecione a alternativa que corresponde corretamente:
“Estão credenciados a instituir tributos, tais como impostos, taxa e contribuição de melhoria, a teor do art. 145 da CF/1988.”
A COMPETÊNCIA COMUM
Você acertou!
De acordo com Silva (2012, p.36) Podemos dizer que a União Federal, os estados, os municípios e o Distrito Federal exercem competência privativa, isto é, poderão instituir impostos dentro da divisão determinada pela CF/1988 (Privativa da União, art.153, privativa dos estados e do Distrito Federal, art. 155, e privativa dos municípios e do Distrito Federal, art.156, todos da CF/1988). Há também a competência comum, ou seja, estão credenciadas a instituir tributos, tais como impostos, taxa e contribuição de melhoria, a teor do art. 145 da CF/1988. Há o que chamamos de competência residual, tal como previsto no art. 154, I, da CF/1988, o qual confere a União a possibilidade de instituir impostos, mediante lei complementar, desde que não cumulativos e que não tenham fato gerador ou base de cálculos próprios dos discriminados na Constituição de 1988. Por último, o art. 154, II, da CF/1988 prevê a denominada competência extraordinária, também chamada especial, conferida à União para instituir impostos na iminência ou no caso de guerra externa, compreendidos ou não em sua competência tributária, os quais serão suprimidos, gradativamente, caso sejam cessadas as causas de sua criação.
B COMPETÊNCIA RESIDUAL
C COMPETÊNCIA EXTRAORDINÁRIA
D
COMPETÊNCIA FEDERAL
Questão 3/5
De acordo com o estudamos sobre Gestão financeira, leia a pergunta abaixo e em seguida identifique a sentença correta:
Sobre o regime de competência, é correto afirmar:
A
I- A data de ocorrência do fato gerador é irrelevante para o regime de competência.
B
II- Não se realizam provisionamentos de despesas no regime de competência.
C
III- O regime de caixa e o de competência têm o mesmo significado.
D
IV- No regime de competência, todas as receitas e as despesas são lançadas dentro do período em que ocorreu o fato gerador.
Você acertou!
ANDRICH, E. G; CRUZ, J. A. pg. 27. Todos os registros contábeis são realizados de acordo com o regime de competência, ou seja, todas as receitas ou despesas são lançadas dentro do período em que ocorreu o fato gerador.
Questão 4/5
Para
...