Gestão Logística
Artigo: Gestão Logística. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: michele54 • 26/10/2014 • 959 Palavras (4 Páginas) • 321 Visualizações
1. Comente sobre a importância do Nível de Serviço para otimização da ação com um cliente.
O Nível de Serviço pode ser definido como sendo a qualidade (prazo combinado/atendido, confiabilidade, integridade da carga, atendimento etc.) na ótica do cliente. Às vezes, face à necessidade de um Nível de Serviço melhor solicitado pelo cliente, este pode aceitar arcar com um custo maior. O Nível de Serviço deve ser estabelecido em contrato antes de se iniciar qualquer atividade, principalmente as atividades logísticas. Portanto, a primeira informação contratual que deve ser estabelecida com o cliente é qual o Nível de Serviço que o cliente deseja comprar.
O Nível de Serviço determina o mercado que a organização deseja atuar, ou seja, uma organização pode optar por trabalhar com qualidade inferior de produtos ou serviços, conquanto tenha compradores a pagar menos por produtos de baixa qualidade.
2. Conceitue Distribuição Física e a importância das atividades de Administração de Materiais no planejamento logístico.
A Distribuição Física trata do processamento de pedidos, do transporte, da estocagem de produtos acabados e da armazenagem dos produtos finais da organização, desde o instante que o pedido é colocado pelo cliente até o momento em que ele toma posse dele. Podemos ainda dizer que a Distribuição Física cobre todas as atividades que vão desde a saída do produto acabado da fábrica até a entrega final ao cliente.
O transporte e o gerenciamento de estoque são as principais atividades que compõem a Distribuição Física, movimentando os produtos desde o fim da produção até o mercado de clientes.
Podemos citar, também, como atividades envolvidas na Distribuição Física: o serviço ao cliente, a previsão de demanda, o controle de estoques, o processamento de pedidos, o suporte aos serviços, a reposição de partes, a seleção de locais de fábricas e armazéns, o empacotamento, o manuseio de bens de estoques, o gerenciamento de rejeitos e as sobras. Envolve, ainda, a Logística Reversa, que é o processo de retornar para a indústria os produtos com defeitos e/ou rejeitados pelos clientes.
Administração de Materiais na logística é o conjunto de atividades que tem por objetivo planejar, executar e controlar os materiais adquiridos e usados por uma organização ou por um órgão público com base nas especificações dos produtos a serem adquiridos. Todo esse processo deve ser feito da forma mais eficiente e econômica que se possa conseguir realizar. Em resumo, podemos dizer que a Administração de Materiais é um conjunto de atividades que tem por finalidade o abastecimento de materiais para a organização pública ou privada no tempo certo, na quantidade certa, na qualidade solicitada, sendo tudo isso conseguido ao menor custo possível.
3. Comente sobre a importância da embalagem no processo logístico de uma empresa. Apresente um caso real de alguma organização que fez alguma alteração no seu processo de embalagem, objetivando tornar o produto mais competitivo.
Projetar embalagens que protejam os bens e garantam a movimentação sem danificá-los. Envolve dimensionamentos adequados para o manuseio e armazenagem eficientes.
Na atividade Embalagem de Proteção é elaborado e a segurança patrimonial das mercadorias movimentadas dentro dos armazéns e durante o transporte.
Uma organização não governamental que mudou seu processo de embalagem foi a NATURA que implantou as embalagens recicláveis e o refil, usando o termo sustentabilidade para atrair mais vendas e tornar o produto mais competitivo. Outro exemplo que pode ser citado é o caso dos medicamentos genéricos que possuem uma embalagem padrão.
4. Se você trabalha
...