Gestão Pessoas
Dissertações: Gestão Pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: grazielioliveira • 30/9/2013 • 817 Palavras (4 Páginas) • 1.659 Visualizações
Sobre os Temas abaixo, responda:
1. Integração de novos funcionários
2. Remuneração e
3. Benefícios
1- O processo de INTEGRAÇÃO DE NOVOS FUNCIONÁRIOS consiste em orientar o novo empregado sobre aspectos relevantes da empresa. Para diminuir esse impacto inicial, você considera importante esse processo? Quais aspectos devem ser abordados em um programa de integração?
Onde trabalho a integração é feita uma semana antes de o candidato a vaga ser convocado para entregar os documentos para registro, pois mostra de uma maneira clara como a empresa trabalha e da o direito do candidato escolher se continua no processo seletivo ou não.
Nesta integração temos um Técnico de Segurança qualificado para fazer esse processo:
• passa um vídeo sobre a historia da empresa, com eventos importantes
• o que a empresa busca para satisfazer o cliente
• as melhorias feitas ao longo dos anos
• o que a empresa espera do novo admitido
• conhecimento rápido sobre as normas de segurança / brigada
• plano de carreira / deveres / obrigações
• fala sobre dissídio coletivo / convênios que a empresa oferece
2- Nas aulas sobre REMUNERAÇÃO falamos sobre tipos de salário, Política e Pesquisa salarial. Vamos dar um destaque especial para a REMUNERAÇÃO POR COMPETÊNCIAS. Esse sistema premia certas habilidades técnicas ou comportamentais do funcionário. O foco principal passa a ser a pessoa e não mais o cargo. Isto significa que a remuneração não está relacionada às exigências do cargo, mas às qualificações de quem desempenha as tarefas. O objetivo é remunerar de maneira personalizada cada funcionário, de acordo com a sua competência pessoal. Qual a sua opinião a respeito?
Humm ... estou passando por isto no meu departamento, o diretor resolveu contratar uma pessoa qualificada, formada, e conhecimento amplo na área de folha de pagamento. Esta pessoa esta um nível abaixo de nossa gerente, e até o momento não conseguiu passar seu conhecimento na empresa, e em nosso departamento somos funcionárias antigas, que conhece todo processo da empresa e somos qualificadas na área, (somente com cursos). Então de imediato rolou um certo desconforto, desmotivou o departamento, porem algumas pessoas assim como eu, ao invés de ficar lamentando, corri atrás do prejuízo e entrei na faculdade. Com a experiência que tenho na empresa e com diploma posso lutar por algo melhor.
Então na minha opinião pode gerar conflitos sim, porem se você for um bom profissional, responsável, dedicado pode reverter a situação, fazendo com que essa diferença se torne motivação para aprender mais, se qualificar, interagir mais com os outros colaboradores.
3-O BENEFÍCIO é uma forma de remuneração indireta que visa oferecer aos funcionários uma base para a satisfação de suas necessidades pessoais. Existem Benefícios compulsórios (legais: 13º salário, férias, aposentadoria etc.) e os Benefícios espontâneos – concedidos por liberalidade da empresa (refeições, seguro de vida, assistência médica etc.). No entanto, uma tendência muito moderna de administração de benefícios vem
...