Gestão da informação e gestão de Conhecimento
Projeto de pesquisa: Gestão da informação e gestão de Conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gene201 • 22/9/2013 • Projeto de pesquisa • 4.362 Palavras (18 Páginas) • 209 Visualizações
Sumário
1 Introdução____________________________________________________4
2 Gestão da informação e gestão de Conhecimento _____________________ 5
3 Conceitos e criação de conhecimento nas empresas____________________8
4 Definição para Cluster e Exemplo ________________________________ 12
5 Aplicação da Gestão do Conhecimento____________________________ 13
6 Conclusão___________________________________________________ 16
7 Referencias__________________________________________________ 17
1. Introdução
Estamos diante de um cenário de rara complexidade, no mundo corporativo e na sociedade em geral. Fenômenos econômicos e sociais, de alcance mundial, são responsáveis pela reestruturação do ambiente de negócios. A globalização da economia, impulsionada pela tecnologia da informação e pelas comunicações, é uma realidade da qual não se pode escapar. É nesse contexto que o conhecimento, ou melhor, que a gestão do conhecimento (KM, do inglês Knowledge Management) se transforma em um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas. Não é de hoje que o conhecimento desempenha papel fundamental na história. Sua aquisição e aplicação sempre representaram estímulo para as conquistas de inúmeras civilizações. No entanto, apenas "saber muito" sobre alguma coisa não proporciona, por si só, maior poder de competição para uma organização. É quando aliado a sua gestão que ele faz diferença. A criação e a implantação de processos que gerem, armazenem, gerenciem e disseminem o conhecimento representam o mais novo desafio a ser enfrentado pelas empresas. Termos como "capital intelectual", "capital humano", "capacidade inovadora", "ativos intangíveis" ou "inteligência empresarial" já fazem parte do dia-a-dia de muitos executivos.
O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organização. A empresa precisa desenvolver inovadoras formas de gestão dos recursos humanos disponíveis, para criar uma vantagem competitiva sustentável. O diferencial parece concentrar-se na participação efetiva das pessoas, que devem dispor de conhecimento para implantar inovações gerenciais, metodológicas e tecnológicas, e, ainda, permanecer em estado de alerta para pressentir as novas ideias. Todavia, essas pessoas, por se constituir em sistemas vivos, estão sujeitas a um grau de mobilidade, que, muitas vezes, não lhes cabe determinar.
Portanto, a empresa, que depende das pessoas para manutenção de suas vantagens competitivas, resultantes da capacitação acumulada ao longo do tempo e das estratégias adotadas em função da concorrência, preocupa-se em buscar novas ideias, internalizar o conhecimento para desenvolver estas ideias e identificar, manter e ampliar o conhecimento.
2- Gestão da informação e gestão de Conhecimento
a) Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?
O novo conhecimento é bem diferente do que tínhamos na época Industrial, por isso devemos conhecer a nova era nas empresas no qual a mão de obra vem perdendo espaço no novo mundo na Informação. As empresas visam à produtividade no conhecimento já que é o mais preocupa os gestores hoje em dia.
b) Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo?
A empresa deve se adequar radicalmente ao novo conhecimento, mesmo que continuem com métodos da era industrial. Em geral as empresas produzem mais informação e serviços e não somente bens físicos.
Os colaboradores passam a se adaptar rapidamente a esse novo conceito já que a demanda é grande e o ambiente competitivo vem aumentando.
c) Como reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização?
As pessoas merecem respeito. Responsabilidade social é isso, é tratar bem as pessoas, e na medida em que são bem tratadas, elas respondem positivamente, apoiando e colaborando, sendo o motivo de sustentação da empresa. O consumidor percebendo que a empresa é responsável, vai certamente preferir seus produtos, abominando as empresas que pode até ajudar um lar de idosos, mas remunera mal seus empregados, não tem respeito com seus clientes e não cumpre bom papel frente aos fornecedores.
d) Descreva os quatro processos de conversão do Conhecimento — Processo SECI —e faça um desenho ilustrativo.
- Socialização: esse modo de conversão do conhecimento denominado socialização configura o processo de compartilhamento de experiências e viabiliza a criação do conhecimento tácito (Nonaka, 1991). Como o conhecimento tácito é difícil de ser formalizado em tempo e lugar específico, este conhecimento pode ser adquirido somente através de troca de experiências, por meio da convivência direta (NONAKA e TOYAMA, 2003).
- Externalização: consiste na articulação do conhecimento tácito em explícito através de ações que possam ser entendidas pelos outros, seja esta ação um diálogo ou reflexão coletiva. Desse modo, Silva (2002), caracteriza esta conversão como o registro de conhecimento de um determinado indivíduo feito por ele mesmo. O sucesso da conversão do conhecimento depende do uso de metáforas, analogias e modelos, como exemplo, por meio de reflexões para construção do conceito de um novo produto (NONAKA, 1991).
- Combinação: esse é o processo de sistematização do conhecimento explícito em um sistema de conhecimento onde os indivíduos trocam e combinam conhecimento de forma sistemática (NONAKA e TOYAMA, 2005), ademais se configura o agrupamento dos registros
...