Gestão de Recursos Humanos
Por: Andre Alves • 7/11/2016 • Trabalho acadêmico • 606 Palavras (3 Páginas) • 123 Visualizações
Curso: Gestão de Recursos Humanos
Disciplina: Administração de Departamento Pessoal
Tutor: Anderson Barros
Aluno(a): André de Cássia Alves
RA / RGM: 17017068
Polo: Unifran / Floresta BH
Analisando a notícia acima, de qual forma a redução dos impostos sobre a folha de pagamento para empresas não enquadradas no Simples Nacional poderia contribuir para a sociedade em geral?
É importante destacar que o aumento constante da carga tributária brasileira, demonstra a dificuldade que o Brasil tem de incentivar a produção dentro do seu próprio País. Sendo assim, devido ao alto índice de impostos, o governo apresentou plano de desoneração da qual pretende diminuir custos e estimular a contratação e o aumento de determinados setores empresariais. Dentre as principais medidas lançadas pelo plano, destacou-se a desoneração da folha de pagamento de que uma forma ou de outra, reduzirá os impostos sobre a folha de pagamento com o único objetivo de beneficiar a população brasileira.
De acordo com o site valor tributário http://www.valortributario.com.br/arquivos/987, segundo Reneu Graebner “empresas optantes pelo Simples Nacional também estão sujeitas a desoneração”, sendo assim, se tinha uma folha muito alta a favor do governo a título de contribuição previdenciária, facilitará as empresas há crescer cada dia mais e abrir novas oportunidades de emprego para o mercado de trabalho. O governo se viu obrigado a tentar diminuir essa contribuição, sobre a regulamentação da desoneração da folha de salário, deixando de pagar 20% da contribuição sobre a folha e passando a arcar com uma alíquota de 1% ou 2% sobre o faturamento das empresas.
É importante salientar que para alguns casos teve uma substituição bem expressiva. Para aquelas empresas que tem uma folha de salário muito alta, passaram a recolher sobre o faturamento, e muitas vezes o faturamento não era muito expressivo, sendo assim tiveram uma redução significativa. Não tendo assim que arcar com impostos/encargos tão alto. Foi bastante benéfica para alguns ramos de atividades, mas para outros não.
O objetivo e a concepção da desoneração da Folha de pagamento proposta do governo com representantes sindicais foram à diminuição da carga tributária, incentivando empresas e contribuindo para a sociedade em geral no sentido de formalizar e gerar emprego, através desse incentivo fiscal, as empresas puderam realizar novas contratações e estimular o crescimento da economia no País.
De certa forma ou de outra, a diminuição desses impostos formalizou, ou seja, deu mais competividade às empresas e regularizou situações daqueles que se encontram sem registro.
A figura abaixo detalha os passos das condições estabelecidas do governo referente à redução de impostos para as empresas.
FONTE: http://www1.folha.uol.com.br / Governo reduz benefício fiscal sobre a folha de pagamento
Sendo assim o governo criou várias condições da nova medida em relação à redução dos impostos sobre a folha
...