Gestão por competencia
Por: JulieteLuiz • 13/9/2015 • Trabalho acadêmico • 429 Palavras (2 Páginas) • 126 Visualizações
[pic 1]
2) Mudança Evolucionaria :
É gradual, progressiva e especificamente focalizada . Envolve não uma drástica ou repentina alteração na natureza básica da estratégia de uma organização, mas uma constante tentativa de melhorar, adaptar e ajustar estratégia e estrutura progressivamente para acomodar as mudanças que ocorrem no ambiente. A teoria dos sistemas sociotécnicos, o gerenciamento da qualidade total e a criação de grupos de trabalho autorizados e flexíveis são três instrumentos da mudança evolucionaria que as organizações usam em uma tentativa de fazer melhorias progressivas no modo como o trabalho é realizado.
Mudança Revolucionária:
A mudança Revolucionária é rápida, drástica e amplamente focalizada. Esse tipo de mudança envolve novas maneiras de ser eficiente. A mudança revolucionaria provavelmente resultará em uma transformação radical no modo de fazer as coisas, em novos objetivos e em uma nova estrutura. Ela tem repercussões em todos os níveis da organização – corporativo, divisional, funcional, grupal e individual. Reengenharia, reestruturação e inovação são três instrumentos importantes da mudança evolucionária.
3) Reengenharia :
O termo “reengenharia” tem sido usado como referencia ao processo pelo qual os gestores redesenham o modo como as tarefas são agrupadas dentro de papeis e funções para melhorar eficiência organizacional.
Em vez de se concentrarem nas funções de uma organização, os gestores de uma organização que sofre reengenharia focalizam os PROCESSOS DE NEGOCIOS. Os processos, e não as organizações, são o objetivo da reengenharia. As empresas não realizam reengenharia em suas vendas ou departamento de produção; elas a realizam no trabalho que a pessoa nesses departamento executam.
Reestruturação :
A reestruturação e a reengenharia também estão intimamente associadas, pois, na pratica, a mudança para uma estrutura organizacional mais eficiente costuma resultar na demissão de funcionários, a menos que a organização esteja crescendo rapidamente de modo que os funcionários possam ser transferidos ou absorvidos em outros locais na organização.
Todavia, reestruturação refere-se ao processo pelo qual os gestores mudam as relações de tarefas e autoridade e reformulam a estrutura e cultura organizacional para melhorar a eficiência organizacional. A mudança de uma estrutura funcional para alguma forma de estrutura divisioal e de uma estrutura divisional para outra representam um dos tipos mais comuns de esforços de reestruturação.
4) Pesquisa – ação:
É uma estratégia para gerar e adquirir conhecimento que os gestores podem empregar para definir o estado futuro desejado de uma organização e para planejar um programa de mudança que lhe permita alcançar esse estado. As técnicas e práticas de pesquisa-ação desenvolvidas por especialistas ajudam os gestores a descongelar uma organização, move-la para sua nova posição deseja e recongela – la para que os benefícios da mudança seja conservados .
[pic 2]
...