Globalização E Imperialismo
Artigos Científicos: Globalização E Imperialismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cafr • 5/5/2014 • 611 Palavras (3 Páginas) • 245 Visualizações
Goiânia, 09 de abril de 2014.
FACULDADE PADRÃO
Professor: André
Disciplina: Conhecimentos Gerais
Aluna: Michelle Rodrigues dos Santos Ferreira.
Turma: A5/AN3
O que é Globalização?
A globalização é um processo de integração entre economia, sociedade, cultura e política, tornando o mundo cada vez mais interligado. Tal processo une mercados de diferentes países e faz com que mercadorias e pessoas possam se aproximar cada vez mais.
A globalização, com o aprimoramento de meios de transportes, telecomunicações, enfim, todo o processo de transição do avanço tecnológico. A partir disso, a distância entre diferentes países parece estar mais curta, diante da grande facilidade de locomoção. Atualmente, em algumas horas é possível estar em outro continente, em épocas remotas, essas viagens demoravam meses. Outro exemplo, hoje em dia as notícias são veiculadas em tempo real, com a internet, TV, telefone, antigamente, o que acontecia em outro país demorava algum tempo para que chegasse ao conhecimento de outros territórios.
O termo globalização ganhou ainda mais força com a chegada das inovações tecnológicas, tendo em vista as telecomunicações e a informática (em especial a internet), que avançaram muito nos últimos anos.
Com o processo de globalização as relações comerciais entre países estão mais acentuadas. A facilidade de compras e expansão de produtos e serviços para fora dos países tem estreitado cada vez mais a ligações entre diferentes territórios.
Um dos efeitos negativos do intercâmbio maior entre os diversos países do mundo é o desemprego que, no Brasil, vem batendo um recorde atrás do outro. No caso brasileiro, a abertura foi ponto fundamental no combate à inflação e para a modernização da economia com a entrada de produtos importados, o consumidor foi beneficiado: podemos contar com produtos importados mais baratos e de melhor qualidade e essa oferta maior ampliou também a disponibilidade de produtos nacionais com preços menores e mais qualidade. É o que vemos em vários setores, como eletrodomésticos, carros, roupas, e em serviços, como lavanderias, locadoras de vídeo e restaurantes.
Mas a necessidade de modernização e de aumento da competitividade das empresas produziu um efeito muito negativo, que foi o desemprego. Para reduzir custos e poder baixar os preços, as empresas tiveram de aprender a produzir mais com menos gente. Incorporavam novas tecnologias e máquinas. O trabalhador perdeu espaço e esse é um dos grandes desafios que, não só o Brasil, mas algumas das principais economias do mundo têm hoje pela frente: crescer o suficiente para absorver a mão-de-obra disponível no mercado. A questão que se coloca nesses tempos é como identificar a aproveitar as oportunidades que estão surgindo de uma economia internacional cada vez mais integrada.
O que é Imperialismo?
O imperialismo é uma estratégia e prática política, econômica e militar de extensão do poder e da dominação de um território sobre outros. Uma atitude imperialista geralmente envolve o uso de força militar ou de
...