Globalização e suas conseqüências
Seminário: Globalização e suas conseqüências. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: BELEJAF • 24/11/2014 • Seminário • 537 Palavras (3 Páginas) • 211 Visualizações
A Globalização e seus Efeitos
Globalização
Processo social que promove mudança na estrutura política e econômica das sociedades. Economicamente significa a integração dos mercados em âmbito mundial.
Podemos considerar como um avanço do processo de internacionalização econômica, social, cultural e política que está ocorrendo no mundo, principalmente no capitalismo, ao longo dos anos 1980.
Globalização do ponto de vista social
Apresenta sinais de ser cada vez menos inclusiva, ou seja, aumenta a polarização entre países e classes quanto à distribuição de riqueza, renda e emprego.
Algumas situações típicas da Globalização
Adoção de novas tecnologias, formas de organizar a produção e a gestão nas empresas;
Formação de blocos regionais para fortalecer o comércio regional (Mercosul, o NAFTA e a União Europeia);
Aprofundamento do processo de formação de oligopólios;
Fatores de produção mais baratos (produção em escala, maior oferta de produtos etc.);
Preços mais competitivos;
Mais benefícios para o consumidor;
Maior oferta de produtos;
Exposição das empresas não competitivas;
Criação de situações de desemprego;
Maior discussão sobre ética e valores.
Surgimento da Globalização
Não é um fenômeno novo. Iniciou-se com o Tratado Geral de Tarifas e Comércio (GATT) em 1947, amparando-se na maior velocidade dos transportes e das comunicações.
Atualmente, as relações comerciais são reguladas pela Organização Mundial do Comércio (OMC), que substitui o Tratado.
Empresa global
Fica caracterizada a dissolução da nacionalidade da empresa e de sua própria personalidade. A empresa vê-se articulada segundo a necessidade e a racionalidade econômica. Fundamenta-se na automação e na robótica, sua organização é flexível, com grande mobilidade dos seus quadros.
Exemplo de empresa global
Uma empresa francesa com características da globalização: capital suíço; maquinário coreano; fabricação chinesa; marketing italiano; sócios capitalistas na Polônia, no Marrocos e no México; e vendas realizadas nos Estados Unidos.
Tomada de decisões na Globalização
Antes, quem tomava as grandes decisões econômicos eram os governos, agora esse papel é desempenhado pelas empresas - são elas que decidem o que, como, quando e onde produzir os bens e serviços que serão consumidos pelo mundo.
As empresas globais estão distribuídas nos continentes
América do Norte -> Europa Ocidental -> Ásia/Pacífico
...