Governo comum
Resenha: Governo comum. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: williamxc1 • 7/9/2014 • Resenha • 224 Palavras (1 Páginas) • 191 Visualizações
Governo-Geral
Esses governos eram atribuídos a governadores gerais, comandos pela Coroa Portuguesa. O governador-geral recebia a nomeação do rei e ficava no cargo por quatro anos. Após a morte de Mem de Sá, a administração ficou dividida e um governo ficava em Salvador, no comando de D. Luís de Brito e o outro no Rio de Janeiro, sob o comando de D. Antônio Salema.
Tomé de Souza (1549/1553)
→Responsável pela fundação de Salvador em 1549;
→Incentivou os engenhos de açúcar;
→Proibição do uso de indígenas como escravos;
→Início da catequização da população e a vinda dos jesuítas.
Duarte da Costa (1553/1558)
→Invasão da França no Rio de Janeiro em 1555;
→Problemas entre colonos e jesuítas;
→Inauguração do Colégio de São Paulo.
Mem de Sá (1558/1572)
→Intensificou a catequese no intuito de dominar os índios;
→Início das missões;
→Inauguração da segunda cidade no país, São Sebastião do Rio de Janeiro.
Esta tentativa de colonização foi erradicada militarmente pelo terceiro governador-geral do Brasil, Mem de Sá (1560), que, com informações sobre o forte fornecidas pelos dissidentes franceses Jean de Cointa e Jacques Le Balleur, e reforços vindos da Capitania de São Vicente, a 15 de Março abriu fogo das naus contra as defesas da ilha. Em seguida, através de um estratagema, logrou o desembarque de homens e artilharia na ilha, conquistada no dia seguinte, sendo o forte arrasado. No dia 17 foi celebrada missa solene em ação de graças pela vitória.
...