Grandes Internacionalistas Brasileiros Contemporâneos
Trabalho Escolar: Grandes Internacionalistas Brasileiros Contemporâneos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: WALFLEN • 20/10/2014 • 664 Palavras (3 Páginas) • 2.781 Visualizações
“Ser um bom internacionalista, nas condições atuais do Brasil significa, antes de tudo, ser um bom intérprete dos problemas do nosso próprio País.”
Paulo Roberto de Almeida
Com essa frase, citada por Paulo Roberto de Almeida, podemos iniciar o assunto pensando justamente isso, pois um internacionalista deve estar preparado para analisar, fazer negócios, pesquisar e mesmo dar consultoria sobre aspectos relacionados a esse mundo interconectado, atuando em diversas áreas em que se exige um pensamento mais amplo, transcendendo o tradicional. Mas antes de fazer essa relação além do seu país de origem, o mesmo deve conhecê-lo de forma ampla e saber interpretar o que nele se passa. O problema, é que a escassez de Internacionalistas Brasileiros é uma questão a ser resolvida, pois, talvez pela falta de conhecimento, essa área deixa a desejar em questão de profissionais. Mas claro, temos, também, grandes nomes nessa área, que fazem valer seu papel de Internacionalistas.
Antônio Augusto Cançado Trindade, Mineiro de Belo Horizonte, é um deles. Seu trabalho se desenvolve a partir de seu interesse sobre direitos humanos, que nada mais são que os direitos básicos de todos os seres humanos, indiferente situação social, raça, cor, crédulo, etc. O mesmo tenta promover o dialogo entre tribunais internacionais. Presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos, que é um órgão judicial que tem o propósito de aplicar e interpretar a convenção Americana de Direitos Humanos e outros tratados de Direitos Humanos busca, através do dialogo, favorecer a democracia não somente no Brasil, mas em todo plano Internacional.
Como dizem que sempre por trás de um grande homem a uma grande mulher, Sylvia Steiner vem para representar o lado feminino entre grandes juristas contemporâneos. A juíza criminal também faz sua luta para a garantia dos direitos humanos, pendendo mais para o lado da justiça, do regime carcerário, condenações entre outros temas que englobem a Criminalidade. Defende o não uso da força, mas sim a diplomacia entre países, onde diz que deve haver uma interação entre os países, que fortaleça o Estado de Direito.
Roberto Carvalho de Azevedo e Sergio Vieira de Mello são dois outros grandes e importantes Brasileiros Internacionalistas. Roberto de Azevedo é um diplomata brasileiro, atual Diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC). É considerado o diplomata brasileiro que mais entende de negociações comerciais. Um de seus grandes desafios será reativar as negociações da Rodada Doha, que são negociações da Organização Mundial do Comércio que visam diminuir as barreiras comerciais em todo o mundo, com foco no livre comércio para os países em desenvolvimento. Fazendo sua relação ao Direito Internacional a partir do Comércio, que atualmente, engloba relações entre países de todo o mundo, focando na negociação mais flexível entre as nações.
Finalmente, Sergio Vieira de Mello, um dos mais importantes
...