Granulometria
Relatório de pesquisa: Granulometria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JessicaPires12 • 10/10/2014 • Relatório de pesquisa • 296 Palavras (2 Páginas) • 290 Visualizações
Aula 1 - NBR26
Introdução
Nesta aula verificamos a separação de areia e brita, e calcular a massa especifica do agregado miúdo. Os métodos que vou informar tem uma importância equivalente, pois ajuda a separar o melhor material para um experimento em laboratório.
Materiais e Métodos
Os materiais utilizados foram: balança, vidro de boro silicato, álcool, espátula, pá, enxada, areia, brita e separador mecânico. Os métodos de separação dos materiais utilizado nesse experimento e muito simples.
Areia: Para fazer a separação da areia, ela foi despejada sobre uma lona e foi feita sua mistura com uma inchada, misturando-a 3 vezes, depois disso achatamos-a com uma pá e dividimos em 4 partes iguais. Depois disso, escolhemos uma diagonal qualquer da areia e a retiramos, depois refizemos esse procedimento mais duas vezes, sempre escolhendo uma diagonal aleatória. A última parte da areia que sobrou levamos para experimento em laboratório.
Brita: A separação da brita é feita com um separador mecânico que divide sempre a brita em duas partes iguais. Assim pegamos uma quantidade de brita e despejamos nesse separador, que a dividiu em duas parte e assim escolhemos um para separar novamente e repitimos esse processo mais duas vezes até sobrar uma pequena parte da brita que será lavada ao laboratório.
Procedimento de ensaio
Nessa aula fizemos experimentos com a areia, depois de separa-la com uma espátula, colocamos-a em um vidro de boro silicato e pesamos na balança, onde obtivemos uma massa de 500g exatos. Depois disso despejamos a areia em uma forma onde colocamos álcool e depois colocamos fogo para que pudesse ser retirada a umidade da areia, deixando a maior parte seca.
Com o fogo apagado pesamos novamente a areia e podemos perceber que foi perdido 12g nesse experimento .
Nesse procedimento podemos calcular a massa específica da amostra de areia.
500-488/488= 0,2459 g/cm³
...