Grupos de alimentos
Seminário: Grupos de alimentos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: deanEsam • 28/3/2014 • Seminário • 686 Palavras (3 Páginas) • 339 Visualizações
Grupos Alimentares
Grupo 1: Carboidratos
Fazem parte desse grupo: os pães, massas, arroz, batata e cereais. Esses alimentos são a base da pirâmide alimentar e a maior fonte de energia para o corpo. Estão inclusos os aqui a glicose, a sacarose, a maltose e o amido, que constituem os principais elementos dos alimentos ricos em carboidratos. Consumo recomendado por dia: de 6 a 11 porções.
Grupo 2: Verduras e legumes
Esses alimentos possuem os componentes essenciais para o bom funcionamento do organismo: ferro, fibras, sais minerais e vitaminas. Eles ajudam a regular o funcionamento do organismo e contribuem com muitos benefícios a saúde.
As folhagens, por exemplo, possui clorofila, elemento que oxigena e limpa o sangue. Sua ingestão pode prevenir a anemia, pois também há presença de ácido-fólico e fósforo.
Os legumes amarelo-alaranjados e vermelhos como a cenoura, a abóbora e a beterraba ajudam a tonificar a pele, são antioxidantes (retardam o envelhecimento) e previnem uma infinidade de cânceres. Consumo recomendado por dia: 3 a 5 porções.
Grupo 3: Frutas
As frutas possuem várias vitaminas e substâncias que trazem diversos benefícios para o organismo de quem as consume. A mais conhecida é a vitamina C, presente na laranja, no limão e na acerola. Ela é antioxidante e previne resfriados e gripes.
Outras frutas têm o poder de desintoxicar o sangue e diminuir o nível de colesterol, como é o caso do melão, da uva e do abacaxi. Existem, ainda, aquelas que atuam como laxante, ajudando a limpar o intestino. São elas: a manga, o kiwi e o mamão. Consumo recomendado por dia: 3 a 5 porções.
Grupo 4: Carnes e ovos
Esse grupo é o dos alimentos construtores. A grande quantidade de proteínas ajuda na formação e crescimento do corpo das crianças até a fase adulta. Alimentos construtores ricos em proteínas e cálcio, também possuem gorduras e colesterol, além de ferro e zinco.
São as Carnes em geral e ovos.
Na fase adulta, o consumo equilibrado desse tipo de comida pode ajudar a manter a saúde do corpo, no fortalecimento de ossos e músculos e na cicatrização de eventuais ferimentos.
Mas quando a dieta é pobre de proteína pode acarretar baixa estatura nas crianças, fraqueza muscular, anemia, deficiência hormonal e baixa defesa contra diversas infecções. Consumo recomendado por dia: 2 a 3 porções.
Grupo 5: Grãos
São os alimentos como ovos, feijão, lentilha, grão-de-bico, nozes e castanhas que auxiliam na estrutura óssea, formação de tecidos do cérebro, dos músculos, de diversos órgãos e da pele. Esse grupo encerra o grupo dos alimentos construtores, que são ricos em proteínas e fibras, além de cálcio, ferro, zinco e vitaminas. A vantagem desse grupo é que possuem alimentos que oferecem calorias, através do colesterol bom(HDL), sem prejudicar a saúde. Além de proteínas específicas, como a Isoflavona que é encontrada na Soja e que ajuda a combater várias doenças.
...