Gurus Da Qualidade
Artigos Científicos: Gurus Da Qualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cbeatrizSoares • 13/10/2014 • 793 Palavras (4 Páginas) • 824 Visualizações
Quadro Comparativo dos Conceitos dos Gurus
Walter Shewhart
Shewhart é conhecido pelo desenvolvimento do CEP (Controle Estatístico de Qualidade), que utiliza métodos estatísticos para alcançar o estado de controle de um sistema e para julgar quando este estado foi alcançado.
Armand V. Feigenbaum
Definiu o conceito de controle da qualidade total: "um sistema eficiente para a integração do desenvolvimento da qualidade, da manutenção de qualidade e dos esforços de melhoramento da qualidade, para permitir produtos e serviços mais econômicos que levem em conta a satisfação total do consumidor". Para Armand a qualidade não está restrita ao processo de produção de produtos e deve ser preocupação de todos os trabalhadores da empresa. Sendo também um conjunto de características do produto ou serviço em uso, as quais satisfazem as expectativas dos clientes.
W. Edwards Deming
Deming adaptou um método de abordagem sistemática para a resolução de problemas conhecido como PDCA (Plan, Do, Check, Action). Segundo Deming “Qualidades é tudo aquilo que melhora o produto do ponto de vista do cliente, somente o cliente é capaz de definir a qualidade de um produto. O conceito de qualidade muda de significado na mesma proporção em que as necessidades dos clientes evoluem”
Joseph M Juran
Para Juran a qualidade tem 3 pontos fundamentais nas quais são: O planejamento da qualidade, a melhoria da qualidade e o controle da qualidade. Segundo Juran a qualidade tem duas definições importantes a primeira é que qualidade características do produto que atendem as necessidades dos clientes e, portanto, promovem satisfação com o produto; E a outra é que qualidade consiste na ausência de deficiências.
Philip B. Crosby
Segundo Crosby a qualidade tem haver com o estado de espírito dos funcionários de uma organização sobre a forma como devem fazer o trabalho. Para ele o objetivo é não ter a não conformidade, tendo como significado é defeito zero. Ele tem quatro conceitos sendo elas: Qualidade é definida como conformidade as especificações, tencionando-se fazer certo da primeira vez, todos devem saber o que isto significa; Qualidade se origina da prevenção. Vacinação é a rota para prevenir o desastre organizacional. Prevenção se origina do treinamento, da disciplina, do exemplo, da liderança e de outros aspectos; Padrão de desempenho da qualidade é o zero defeito, não níveis de qualidade aceitáveis; A qualidade é medida pelo preço da não conformidade, e não por índices.
Kaoro Ishikawa
Ishikawa desenvolveu os sete instrumentos para o controle da qualidade: Análise de Pareto; Diagramas causa-efeito; Histogramas; Folhas de controle; Diagramas de escala; Gráficos de controle; Fluxos de controle. Esses instrumentos são chamados de básicos pois podem ser usados em qualquer para resolver qualquer coisa relacionada a qualidade. Segundo Ishikawa “Qualidade é desenvolver, projetar, produzir e comercializar um produto de qualidade que é mais econômico, mais útil e sempre satisfatório para o consumidor.”
Genichi
...