HIGIENE E SAÚDE TEMA: EM BOCA SAUDÁVEL NÃO ENTRA CÁRIE!
Por: crivelettokk • 17/5/2021 • Ensaio • 1.177 Palavras (5 Páginas) • 257 Visualizações
HIGIENE E SAÚDE
TEMA: EM BOCA SAUDÁVEL NÃO ENTRA CÁRIE!
2. JUSTIFICATIVA:
O Projeto “Higiene e Saúde”, é uma proposta que possibilita e garante uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida. Visando a conscientização e a valorização da saúde, começando já na educação infantil onde se mostra uma maior capacidade de absorção de informações, são propostas às crianças, nestes trabalhos, ações educativas e preventivas para que possam incorporar em seus hábitos de vida, os cuidados
relativos ao corpo e a higiene bucal.
3. OBJETIVOS:
3.1 OBJETIVO GERAL: Promover ações educativas e preventivas para que as crianças possam incorporar em seus hábitos de vida, os cuidados relativos ao corpo e a higiene bucal.
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Desenvolver hábitos e atitudes de higiene para que aconteça no CEIM e também em sua casa;
Fazer com que a criança perceba a necessidade de adquirir bons hábitos de higiene para ter uma vida saudável;
Identificar doenças causadas por falta de higiene para que tenham conscientização da importância da higiene pessoal;
Reconhecer o que faz bem e o que faz mal para os dentes e o que devemos fazer para cuidar dos mesmos buscando fazer com que a criança internalize e mude alguns hábitos;
4. CONTEÚDO:
Hábitos de higiene;
Vida saudável;
Doenças causadas pela falta de higiene;
Cuidado com os dentes;
5. PRÁTICA SOCIAL INICIAL:
* Algumas crianças não escovam os dentes corretamente;
* As crianças não percebem que a alimentação interfere
* Não compreendem que algumas doenças são causadas por falta de higiene;
* Sabem que precisam tomar banho
6. PROBLEMATIZAÇÃO:
De que forma podemos promover ações educativas e preventivas para que as crianças possam incorporar em seus hábitos de vida, os cuidados relativos ao corpo e a higiene bucal?
7. INSTRUMENTALIZAÇÃO:
Fazer uma roda de conversa com as crianças, vocês sabem o que é higiene corporal?
Vocês sabem quais os cuidados que devemos ter com nosso corpo?
Histórias: A princesa e o sapo em higiene corporal.
Fazer o desenho da história.
Explicar para as crianças que devemos ter cuidado com o nosso corpo.
Banho: A pele tem milhões de glândulas especiais que produzem suor, e outras que produzem uma substância parecida com o sebo. A falta de banho provoca o acúmulo gradativo dessas substâncias, que se somam às sujeiras exteriores (poeiras, terra, areia, etc.). A consequência é o aparecimento de assaduras, além do odor (mau cheiro) desagradável, e o risco de aparecimento de piolhos e sarna. Frisar a importância do banho diário em países de clima quente, como no nosso, e destacar o banho de chuveiro, que é mais higiênico.
Realizar na sala de aula a “Feira do banho”, trazendo todos os objetos envolvidos na higiene corporal.
Unhas: Cortar as unhas e mantê-las sempre limpas são medidas importantes para prevenir certas doenças. Quando a pessoa coloca a mão na boca, a sujeira armazenada debaixo das unhas pode dar origem a verminose e outras doenças intestinais.
Além disso, valorizar os aspectos estéticos relacionados à beleza das unhas. E procurar eliminar o hábito de roer unhas. Recortar de revistas e livros figuras de vermes e mostrar para as crianças como os maus hábitos de higiene podem provocar doenças e as crianças iram colar no seu caderno.
Vestuário: O corpo humano regula, automaticamente, sua temperatura quando exposto ao frio ou calor. Entretanto, quando há exposição aos excessos de temperatura, podem surgir alterações no organismo. Mostre que o vestuário é importante na manutenção da temperatura corporal.
Recortar de revistas figuras que mostra o vestuário adequado para cada estação, a importância do sol na higiene da roupa, a necessidade de se usarem roupas sempre limpas, e de ter um lugar para guardar roupas sujas. A necessidade de andar calçado. Se os pés não estiverem protegidos, correm o risco de sofrer muitas agressões ou machucados, por pregos, espinhos, pedras, etc.
Além disso, os pés descalços são portas abertas às verminoses (amarelão, lombriga, solitária) e outras doenças, como o tétano.
Cabelos: Devem ser cortados habitualmente. E lavados com shampoo. Destacar os fatores estéticos relacionados com cabelos limpos, cheirosos e bem cortados. Mostrar os riscos de cabelos grandes e sujos, que facilitam a proliferação de piolhos.
Construir dois bonecos com materiais higiênicos o senhor limpinho e a dona cheirosinha e expor na parede.
Fazer com que a criança refletir, e questionar sobre suas atitudes higiênicas. O que posso fazer para conservar meu corpo limpo? Que cuidados devo ter com meus cabelos, unhas e dentes? Qual a melhor maneira de limpar as orelhas? Como devo conservar os meus pés? Por que? Como devem ser estar as roupas que uso par ir à escola? Que roupas devo usar para dormir? E para passear? Como devem ser as roupas nos dias de frio e calor?
Dentes: Existe uma íntima relação entre dentes bem cuidados e boa saúde. A pessoa com dentes estragados não mastiga direito; a qualquer momento pode sofrer violentas dores; e existe sempre o perigo de doenças muito sérias, como reumatismo
...