HIPERTENSÃO PULMONAR - PACIENTES GRAVES
Artigos Científicos: HIPERTENSÃO PULMONAR - PACIENTES GRAVES. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ilhabela01 • 8/2/2015 • 2.438 Palavras (10 Páginas) • 332 Visualizações
ETS - ESCOLA TÉCNICA DA SAÚDE
HIPERTENSÃO PULMONAR – PACIENTES GRAVES
Enfª Isabele Tenório
ADENISE DE FÁTIMA DA SILVA SANTANA
NAIR A. MEDEIROS
ILHABELA
2014
ADENISE DE FÁTIMA DA SILVA SANTANA
NAIR A. MEDEIROS
HIPERTENSÃO PULMONAR – PACIENTES GRAVES
Trabalho acadêmico apresentado ao curso de Auxiliar de enfermagem da ETS- Escola Técnica da Saúde como requisito parcial da disciplina de Pacientes Graves, sob orientação da Enfª Isabele Tenório.
ILHABELA
2014
Sumário
1-Introdução.......................................................................................04
2- Hipertensão Pulmonar – HP...........................................................05
3-Causas.............................................................................................06
4-Exames............................................................................................07
5-Sintomas..........................................................................................08
6-Tratamento de Hipertensão pulmonar ..............................................................09
7-Fisiopatologia..................................................................................10
8- A severidade da doença vascular...................................................11
9- Evolução clínica..............................................................................12
10- Cuidados da enfermagem.............................................................13
11-Conclusão.......................................................................................14
Referencia............................................................................................15
1-Introdução
A Hipertensão Pulmonar severa, afecta aproximadamente 1 em cada 1000 Recém Nascidos.No feto, a pressão na circulação pulmonar é superior à pressão na circulação sistémica. Logo após o nascimento, com a distensão do pulmão, ocorre uma queda na pressão da artéria pulmonar tornando-se inferior à pressão aórtica. Nos Recém Nascidos com Hipertensão Pulmonar Persistente - HPP, logo após o nascimento, a diminuição da circulação pulmonar não ocorre, mantendo-se acima da pressão sistêmica durante muito tempo após o parto. Em função da pressão arterial pulmonar ser superior à sistémica, ocorre um shunt direito-esquerdo pelo canal arterial e / ou pelo foramen oval A hipertensão pulmonar (uma pressão do sangue nos pulmões elevada) é uma alteração pela qual os vasos sanguíneos que se encontram nos pulmões do recém-nascido se contraem e limitam gravemente a circulação sanguínea no seu interior. Em consequência, os valores de oxigênio no sangue diminuem de maneira alarmante e a doença pode pôr em perigo a vida do bebê.
O sangue do bebê não necessita circular através dos pulmões para ser oxigenado visto que o feto não respira ar. Por isso, grande parte do seu sangue passa directamente do lado direito do coração para o lado esquerdo através de uma comunicação entre as aurículas (forâmen oval). A maior parte do sangue que continua através do lado direito do coração passa da artéria pulmonar à aorta através de um vaso sanguíneo que as une (ductus arteriosus). Só uma pequena fração de sangue do lado direito do coração atravessa os pulmões. No momento do nascimento, o forâmen oval e o ductus arteriosus normalmente fecham-se e o sangue do lado direito do coração flui através dos pulmões. No entanto, em alguns bebês recém-nascidos os vasos sanguíneos que se encontram nos pulmões contraem-se e então o forâmen oval permanece aberto, o que pode também suceder com o ductus arteriosus.Quando isto acontece, a maior parte do sangue bombeado pelo lado direito do coração não passará pelos pulmões (como acontece normalmente no feto), dando lugar a níveis muito baixos de oxigênio no sangue.A hipertensão pulmonar apresenta-se mais freqüentemente em crianças pós-maturas ou naquelas cujas mães ingeriram grandes doses de aspirina ou indometacina durante a gravidez. Com freqüência surge em crianças que padecem outras doenças pulmonares, como a síndrome de aspiração de mecónio ou pneumonia, mas também pode desenvolver-se em crianças cujos pulmões não apresentam nenhuma outra anomalia.
2- Hipertensão Pulmonar – HP
O que é Hipertensão pulmonar?
A hipertensão pulmonar é uma pressão arterial anormalmente alta nas artérias dos pulmões. Ela faz com que o lado direito do coração precise trabalhar com mais dificuldade do que o normal.
A hipertensão pulmonar (pressão arterial alta nos pulmões) ocorre quando os vasos sangüíneos dos pulmões de um recém-nascido contraem e limitam a quantidade de sangue que passa pelos pulmões. Conseqüentemente, a concentração de oxigênio no sangue torna-se muito baixa e a condição pode levar à morte do bebê.
Como o bebê dentro da barriga não respira o seu sangue não precisa passar pelos pulmões para ser enriquecido com oxigênio. Em vez disso, a maior parte do o sangue do bebê no útero passa do lado direito do coração para o lado esquerdo, por uma passagem existente entre os dois lados do coração. A maior parte do sangue que continua no lado direito do coração passa da artéria pulmonar para a aorta por meio do canal arterial (um vaso sangüíneo que une esses dois vasos). Apenas um pouco do sangue que vem do lado direito do coração passa pelos pulmões. Após o nascimento, esta passagem
...