HOSPITAL E MATERNIDADE Dr. PEREGRINO FILHO (Hospital Amigo Da Criança)
Por: Jocerlan Leite • 22/3/2019 • Trabalho acadêmico • 1.465 Palavras (6 Páginas) • 270 Visualizações
HOSPITAL E MATERNIDADE Dr. PEREGRINO FILHO (Hospital Amigo Da Criança)
1. INTRODUÇÃO
Este relatório tem por finalidade expor o que foi realizado no campo de estágio no Centro obstétrico (CO) do Hospital e Maternidade Dr. Peregrino Filho (hospital amigo da criança). O Hospital e Maternidade Dr. Peregrino Filho, quanto à assistência prestada, é caracterizado como hospital público com especialidades em exames, procedimentos e serviços, ofertando tanto procedimentos simples até os com alto grau de complexidade. É um hospital que integra a rede estadual, e também promove o ensino e a pesquisa para profissionais da saúde, contribuindo com o desenvolvimento de conhecimentos na área da saúde.
De acordo com o Portal do Hospital e Maternidade Dr. Peregrino Filho (2015), a missão institucional do Hospital Amigo da Criança é: Acolher os pacientes com excelência nos serviços e promover o ensino e a pesquisa para profissionais da saúde.
Segundo GERIR - Instituto de Gestão em Saúde (2014), Atualmente, o Centro Obstétrico é um centro de referência em alto risco, em uma região com população de 224.550 habitantes e é acreditado como Hospital Amigo da Criança.
A Atenção à Saúde prestada diz respeito ao conjunto de ações e serviços ofertados ao paciente e seus familiares, envolvendo as atividades:
• Acolhimento do paciente com classificação de risco;
• Acolhimento e orientação de familiares/acompanhante;
• Desenvolvimento de abordagem interdisciplinar;
• Desenvolvimento de abordagem interdisciplinar;
• Desenvolvimento de abordagem interdisciplinar;
• Desenvolvimento de abordagem interdisciplinar;
• Avaliação e suporte nutricional;
• Assistência ao aleitamento materno e banco de leite materno;
• Oferta de estrutura de apoio diagnóstico e terapêutico;
• Oferta de estrutura de apoio diagnóstico e terapêutico.
O presente relatório de estágio é elaborado no âmbito da disciplina Estágio
Curricular, com vista à conclusão do estágio em Centro Obstétrico (CO) da Escola de Ciências e saúde de Patos- ECISA.
O estágio desenvolveu-se na Inspeção do Hospital e Maternidade Dr. Peregrino Filho, durante duas semanas consecutivas entre os meses de agosto e setembro.
Este estágio foi uma oportunidade de entrar em contato com o mercado de trabalho, de forma a complementar e aperfeiçoar as competências sócias profissionais através de uma ligação entre o sistema saúde e o contato com o mundo laboral.
Refiro, também, que o relatório de estágio destina-se não só a descrever as atividades desenvolvidas ao longo do estágio, mas também a apresentar um enquadramento do trabalho realizado com todo o conhecimento adquirido durante o período de conhecimento teórico técnico.
Procurei atingir alguns objetivos pessoais, tais como: obter contato com o mundo do trabalho, que é cada vez mais competitivo e exigente, adquirir contato com a administração fiscal e com os procedimentos da inspeção, bem como percepcionar um pouco da realidade da saúde no Hospital e Maternidade Dr. Peregrino Filho da cidade de Patos- PB.
2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Durante o estágio no Centro Obstétrico do Hospital e Maternidade Dr. Peregrino Filho (Hospital Amigo da Criança) realizei atividades assistenciais. Felizmente, tive oportunidade de passar por todas as áreas do Centro Obstétrico, o que possibilitou um grande aprendizado.
2.1 Atividades
Neste tópico serão descritas todas as etapas que foram realizadas durante o estágio supervisionado II ocorrido no Hospital e Maternidade Dr. Peregrino Filho na cidade de Patos-PB.
2.1.1 O que foi feito
Minha técnica se aprimorou neste estágio, pois inspecionei muitos procedimentos: admissão de pacientes, métodos não farmacológicos para alívio da dor no parto, sondagem vesical de alivio e sondagem vesical de demora, punção venosa, avaliação da gestante e do bem estar fetal, administração de sulfato de magnésio (MgSO4), administração de medicação EV, auxilio a amamentação, auxilio a partos ocorridos em sala de pré-parto, evolução e prescrição de pacientes, primeiro atendimento ao recém-nascido junto ao pediatra).
2.1.2 Por que foi feito
Esses procedimentos foram feitos, pois, são de suma importância desde a admissão dos pacientes até ao primeiro atendimento ao recém-nascido.
2.1.3 Como foi feito
• Admissão de pacientes: Após passar por consulta as pacientes que necessitavam internar eram encaminhadas a Sala de Pré-parto ou Sala de Observação, onde a anamnese e exame físico são realizados pela enfermeira.
• Métodos não farmacológicos: para alívio da dor no parto, os métodos não farmacológicos para alívio da dor disponíveis no CO são: banho terapêutico, deambulação, bola suíça, cavalinho, banqueta e arco. Sendo o banho terapêutico associado à bola suíça o mais utilizado.
• Sondagem Vesical de Demora e Sondagem Vesical de Alivio: a Sondagem Vesical de Demora é um procedimento utilizado no preparo para cesariana, enquanto que, a Sondagem Vesical de Alívio utiliza se para coletar exame quando a paciente estava sangrando ou quando a bolsa é rota.
• Punção venosa: Realizado punções venosas com (preferencialmente número 22) para administração de medicamento, instalação de soro fisiológico e, principalmente, para instalação de ocitocina.
• Avaliação da gestante e do bem estar fetal: foi feita por meio da ausculta de 11 batimentos cardíacos fetais (BCF), dinâmica uterina, perdas vaginais, movimentação fetal e posterior registro da evolução de enfermagem e identificação do inicio do período expulsivo evidenciado pelos “puxos”.
• Administração de sulfato de magnésio (MgSO4): foi utilizado em casos de pré-eclâmpsia para evitar que a paciente convulsione, sendo a dose de ataque uma atividade exclusiva do enfermeiro.
• Administração de medicação EV:
...