ESTUDO DA QUALIDADE NO ATENDIMENTO DOS PACIENTES NO HOSPITAL REGIONAL DR. TARCÍSIO DE VASCONCELOS MAIA EM MOSSORÓ/RN
Por: Michely Bezerra • 23/5/2018 • Relatório de pesquisa • 7.188 Palavras (29 Páginas) • 447 Visualizações
ESTUDO DA QUALIDADE NO ATENDIMENTO DOS PACIENTES NO HOSPITAL REGIONAL DR. TARCÍSIO DE VASCONCELOS MAIA EM MOSSORÓ/RN
José Nildo dos Santos[1]
Ma. José Orlando Costa Nunes[2]
Ma. Vera Lúcia Lopes de Oliveira [3]
RESUMO
O presente artigo traz como tema o desafio na qualidade no atendimento dos usuários no Hospital Regional Dr. Tarcísio de Vasconcelos Maia em Mossoró/RN (HRTM), tendo como objetivo principal avaliar a qualidade emergencial oferecida nesta instituição. Uma unidade com esse porte leva aos pacientes a acreditarem que podem ir à busca de orientações, auxilio a saúde e principalmente o mais provável, a cura tão esperada, e lá desejam um atendimento satisfatório, encontrando na parte responsável, o exercício de uma assistência de qualidade, mesmo que não tenham a resposta desejada. Dessa maneira, para análise, utilizou-se como metodologia para coleta de dados um questionário qualitativo contendo 10 questões biossociais, relacionadas ao atendimento, realizadas com 16 usuários que foram atendidos no hospital estudado. A partir das informações coletadas na pesquisa foi possível analisar os déficits apontados, também foram colocadas diversas sugestões com o objetivo de solucionar os problemas enfrentados pela instituição, com propostas de melhoramento na qualidade do atendimento oferecido aos usuários que fazem uso do mesmo. Sendo assim, percebeu-se a necessidade da valorização e humanização por parte das autoridades competentes, bem como dos profissionais em saúde que atuam na instituição.
Palavras-chave: Qualidade; Atendimento; Gestão Pública.
1 INTRODUÇÃO
Com o passar dos anos foi possível perceber que a noção de qualidade no atendimento tem ganhado um novo olhar, com mais veemência, seja qual for à área da atuação a qualidade é um ponto primordial para o bom andamento de qualquer instituição e tem desenvolvido importante papel em todo ambiente organizacional e em inúmeros aspectos em que está ligada a vida do ser humano. Logo, atendimento é semelhante à empatia e cuidado humano, principalmente quando se trata de atendimento hospitalar. Ou seja, os pacientes devem ser tratados com prioridade, sendo ouvidos e acompanhados.
O atendimento hospitalar começa antes de o paciente ser atendido pelo médico. É preciso ter em mente que a qualidade no atendimento de um hospital reporta-se a tudo que cabe aos funcionários que executam ali seu trabalho, desde a recepção até a alta dada pelo médico. Contudo, mesmo com os adventos dos avanços tecnológicos e da atual modernização em diversos métodos de assistência, ainda existem déficits gigantescos na qualidade no atendimento, como falta de pessoal e/ou desqualificados, assim como material de expediente e estrutura física hospitalar. Então se coloca a seguinte questão, o que é preciso ser feito para que haja qualidade no atendimento direcionado aos pacientes do HRTM?
Quando se discorre sobre qualidade de algo, se deve sempre associar essa palavra com o bem-estar de alguém, logo em um hospital não é diferente, o paciente utiliza sua vasta noção de qualidade através de satisfação em vários aspectos percebidos no decorrer do estudo. A qualidade de um hospital vai além da sua estrutura moderna e renomada, o mínimo que se espera de uma unidade hospitalar eficiente é que ela tenha além de qualidade, tenha algo mais para salvar vidas e solucionar problemas de saúde dos pacientes que o procuram, levando em consideração suas sugestões e reclamações, a fim de corrigir possíveis erros futuros que poderão causar sérias consequências para a unidade, principalmente para as vidas em questão.
Essa pesquisa trata de avaliar a qualidade no atendimento do hospital Regional Dr. Tarcísio de Vasconcelos Maia. Para isso, foi então realizado na sala de espera e nos corredores da unidade com pacientes diversos que estavam recebendo atendimento na instituição com o objetivo de identificar os principais problemas relacionados ao bom atendimento, bem como avaliar a qualidade emergencial oferecida nesta instituição.
De tal modo, a temática discutida aborda aqui algumas sugestões para que os problemas apontados possam ser solucionados. Os resultados da pesquisa estão consolidados nessa pesquisa científica, estruturado com base nas respostas dadas pelos entrevistados.
Este estudo, demarcado pelas condições efetivas que caracterizam o exercício profissional em serviço público na divisão sócio técnica do trabalho, deve responder às demandas atuais colocadas à profissão a partir do mercado de trabalho, mas também reconhecer e conquistar novas e potenciais alternativas de atuação, que se apresentam à profissão pelo desenvolvimento da sociedade, num dado contexto conjuntural.
Portanto, a preparação para a profissão não pode ser confundida com a preparação para o emprego, devendo um projeto de curso articular dialeticamente as demandas reais àquelas potenciais, que não contribui para alterar o panorama profissional vigente. (IAMAMOTO, 1992, p. 164)
Contudo o estudo nos proporciona aprimorar o processo de conhecimento da realidade vivida pela saúde pública da cidade de Mossoró/RN, bem como levar ao cumprimento das condicionalidades para obtenção do compromisso profissional com princípios éticos e justiça social e toda dimensão das políticas públicas que conduz para forma reflexiva a cerca da preocupação com a falta de recursos e das condições de trabalho.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 HUMANIZAÇÃO
A humanização e a qualidade no atendimento estão interligadas, sendo necessário um para que o outro funcione. Logo, para que haja qualidade no atendimento antes de qualquer coisa é de suma importância que haja por parte dos serviços públicos, humanização, para que os mesmos venham a trabalhar de forma digna a qual forma convocados aos seus cargos. A humanização no que se refere à saúde caracteriza-se como um movimento no sentido da concretização dos princípios do SUS[4] no cotidiano dos serviços. Dessa maneira, o Ministério da Saúde vem sempre com propostas para estimular esse movimento, sendo necessário então o incentivando e a valorização de todos os sujeitos envolvidos na produção a saúde.
...