Henri Wallon
Pesquisas Acadêmicas: Henri Wallon. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: juhjuhpedag • 13/11/2013 • 731 Palavras (3 Páginas) • 513 Visualizações
A Teoria de Henri Wallon e seus aspectos relevantes
Henri Paul Hyacinthe Wallon, nascido na França em 15 de junho de 1879, tornou-se médico, psicólogo, político francês e marxista convicto. Lecionou na Universidade de Sorbonne e atuou no Grupo Francês de Educação Nova como vice-presidente, a qual com sua ajuda revolucionou o sistema de ensino no país.
Em 1947, implantou na educação francesa uma grande mudança estrutural neste sistema. Empenhou-se com muita dedicação no conhecimento da inteligência e da infância das crianças sendo assim, o primeiro que levou essas emoções para a aula.É através das emoções que a criança expressa suas vontades e desejos, e também tem um papel muito importante no desenvolvimento de cada pessoa.
Na Teoria pedagógica de Wallon fala-se no desenvolvimento intelectual é muito maior que um cérebro simplesmente, sendo que nessa época a erudição e a memória era o auge com a construção do conhecimento, priorizando a inteligência e desempenho, fazendo com que esse desenvolvimento seja mais humanizado em uma cultura.
Suas idéias foram fundamentadas em quatro elementos básicos que se interligam a todo momento. São eles: afetividade, movimento (dimensão motora), inteligência (dimensão cognitiva) e a formação do pessoal.
Afetividade -> Dentre os elementos básicos é considerados o mais importante para o desenvolvimento para o caráter e personalidade humana. E Wallon tornou a afetividade em um aspecto central para esse desenvolvimento e conforme suas informações a afetividade vem antes da inteligência. Crises, conflitos descontinuidade e principalmente quando uma criança vivencia a crise de oposição quando há negação do outro isso funciona como instrumento para a descoberta do próprio eu, tornando marcado o desenvolvimento do pensamento infantil. E dizia também eu reprova é o mesmo que excluir, negar, seria a negação do próprio ensino.
Wallon, mostra que dentro da afetividade a mesma é expressa de três modos:
Emoção: Tem uma ação instintiva e uma atuação orgânica.
Sentimento: Ocorre quando a pessoa consegue expressar através da fala o que a incomoda, tornando a representação da sensação.
Paixão: Caracterizado pelo auto controle de um objetivo e assim dominando o medo para sair de algumas situações.
Movimento (dimensão motora) Tanto pela qualidade do gesto e também através dos movimentos, mímicas e vocalização, por sua reapresentação e possui o caráter pedagógico.
Desenvolvendo o olhar, pegar, andar ou seja as condições sensório motoras, tendo autonomia no manuseio de objetos e na análise de espaço.
Desenvolvendo a função da linguagem e símbolo referindo-se a ação do pensamento, precisando dos movimentos para exteriorizar.
Na fase dos 3 anos onde para conseguir um objetivo a criança se joga no chão,agride, faz chantagem tanto com os pais e com professores, imitando o outro e uma característica bem comum. Na citação de Wallon, depende especialmente do outro para a construção de si próprio.
Inteligência (dimensão cognitiva). Nesta fase é muito comum a mistura de idéia em um mesmo plano e também
...