Henri Wallon: Teoria e a Praticidade da mesma
Seminário: Henri Wallon: Teoria e a Praticidade da mesma. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: teacherjotape • 11/9/2013 • Seminário • 535 Palavras (3 Páginas) • 804 Visualizações
Henri Wallon: Teoria e a Praticidade da mesma.
Nascido na França em 1879, Henri Wallon teve diversas etapas que constituíram sua vida, entre elas ressaltamos sua atuação em duas guerras mundiais (1914-18 e 1939-45) pelo exercito francês. Aos 23 anos (1902), Henri Wallon formou se em Filosofia e após 6 anos formou se em medicina, onde começou a atuar na área da psiquiatria em determinadas instituições dedicando-se ao atendimento de crianças com deficiências neurológicas e distúrbios comportamentais.
No ano 1925, Wallon publica sua tese de doutorado intitulada A criança turbulenta, e é onde começa a desenvolver sua teoria, que busca estudar o desenvolvimento do ser humano a partir de uma perspectiva genética pelo viés de uma analise comparativa (Psicogênese da Pessoa). Explica ele, que esse desenvolvimento ocorre com a integração em dois sentidos (ORGANISMO MEIO e COGNITIVA- AFETIVA- MOTORA), que se dividem em etapas para formação do ser Humano.
* O movimento, forma de expressão: Através do movimento desenvolvemos nossa percepção, fundamental para a formação do "EU PSIQUICO".
* A dimensão cognitiva permite o conhecimento entre si e o mundo ao seu redor. Para que se estabeleça é necessária a integração entre fatores sociais biológicos.
Wallon ainda afirma que esse fator se forma através de etapas, sendo fundamental cada uma dessas para o surgimento da outra.
Estágio Impulsivo Emocional (0 - 1 ano de vida)
A criança aprende a diferir o bem e o mal estar, a se expressar suas emoções ainda que não compreendidos. Entretanto nesse período a mesma ainda não sabe distinguir o "EU" do "OUTRO".
Estágio Senso Motor (1- 3 anos de vida).
Compreende e desenvolve a linguagem e a expressão simbólica. A criança vai se interessar pela exploração motora do mundo físico. Já Ocorre logicamente os pensamentos, porem através do auxilio de seus gestos consegue exterioriza- los. Nessa fase também que ocorre a associação aos adjetivos.
Estagio Personalismo (3- 6 anos de vida)
Ocorre a auto diferenciação um outro substantivo, é nesse momento onde a criança é fortemente exibicionista, procurando a aceitação do outro. Imita as pessoas que mais admira, absorvendo as qualidades, introduzindo nessa absorção sua própria personalidade.
Estagio Categorial (6- 11 anos de vida)
O avanço a inteligência começam a ocorrer a partir deste estagio. A criança origina seus pensamentos tanto em suas experiências pessoais, quanto ao que aprende através do meio. Subdivide este estágios em duas etapas. PRÉ CATEGORIAL: Ocorre dos 6 aos 9 anos, caracterizados pelo pensamento sincrético, ou seja acontecem determinados fatores nesta etapa, que são elas: Fabulação- o individuo cria historias, Tautologia- repetição de palavras para definir algo; Elisão- Exclusão de elementos que considera desnecessários; Contradição- Substituição de ideias contrárias. E a segunda parte que intitulemos como, CATEGORIAL: dos 9 aos 11 anos de vida, onde a criança classifica e
...