Hermenêutica é a ciência da interpretação, onde os ensinamentos, a ideia do autor é preservada.
Por: jocalucas • 9/3/2016 • Trabalho acadêmico • 430 Palavras (2 Páginas) • 277 Visualizações
Hermenêutica
Hermenêutica é a ciência da interpretação, onde os ensinamentos, a ideia do autor é preservada.
Exegese é a interpretação profunda do texto, possibilitando a compreensão do conteúdo.
Eisegese é dar ideias próprias ao texto, atribuir sentido o qual não existe.
A hermenêutica é de grande importância para o mensageiro uma vez que todo texto é o pensamento do seu autor, sendo a bíblia o pensamento de Deus. Com o conhecimento da palavra de Deus podemos nos desvencilhar de fatos folclóricos como a magia, que é a crença através do rito e do fetiche que é a crença em um determinado objeto.
O intérprete deve utilizar de boas ferramentas como no mínimo duas traduções bíblicas, dicionário bíblico, dicionário comum, comentários de estudiosos da área e concordância bíblica.
Regras Fundamentais da Hermenêutica
Inerrância da Bíblia: A própria escritura é a sua intérprete ao escolher o texto sempre lembrar que sobre o texto escolhido já existe um parecer de um outro autor na bíblia.
Delimitação da Perícope: Escolher o assunto e delimitar o texto sobre o assunto assim pode -se sustentar a tese proposta.
Análise semântica: É analisar o sentido literal das palavras dentro do texto.
Análise dos termos no contexto geral: É analisar dentro do texto delimitado o sentido das palavras.
Análise dos objetivos: É analisar a finalidade do texto.
Análise morfossintática: É a análise dos vários elementos gramaticais contidos no texto.
A Bíblia é uma coletânea de livros antigos escritos em épocas históricas distintas utilizando idiomas diferentes isso nos leva a distintos estilos literários que deve ser conhecido para uma fidedigna interpretação. Como os textos narrativos com locais e tempo determinados, esses textos relatam acontecimentos deve-se tomar cuidado com os fatos doutrinários que eram significativos na época.
Textos poéticos são uma linguagem emotiva de desabafo e não didáticos tem como função inspirar o leitor e o ouvinte a uma reflexão.
Textos Proféticos são revelações vinda diretamente de Deus para alertar o seu povo para com a sua aliança. O contexto geral das profecias e o parecer de Deus quanto a situação moral e espiritual do mundo e da sua igreja. Pode ser classificado em três grupo temáticos: Uma reprovação de Deus á impiedade praticada pelo seu povo, promessas de libertação e antecipação de eventos futuros.
Textos apocalípticos: são textos ricos em simbologias e sentido figurado deve ser interpretado dentro do contexto geral e buscar o sentido literário.
Textos sapienciais (provérbios): Tratam de questões práticas do cotidiano são textos que nos levam para reflexão.
Epístolas são as cartas que compõe o novo testamento, para interpretações deve -se saber os objetivos das cartas, para quem eram, em que época, em que contexto. A epístola tem caráter informativo e são direcionadas.
...