Histalações Hidráulicas - água Quente
Pesquisas Acadêmicas: Histalações Hidráulicas - água Quente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AleexSouza • 8/4/2014 • 812 Palavras (4 Páginas) • 592 Visualizações
ÁGUA QUENTE
As instalações prediais de água quente são regidas pela NBR 7198. Elas devem garantir um fornecimento de água contínuo, com uma temperatura controlável, com pressões e velocidades compatíveis com as peças e tubulações utilizadas, com segurança, deve preservar a qualidade da água, proporcionar conforto aos usuários e ser econômico em relação a energia.
Para um sistema de água quente são necessários tubulação de água fria para alimentar o sistema, aquecedores, dispositivo de segurança, tubulação para água quente e peças de utilização.
A água quente é utilizada principalmente para uso pessoal (banhos e higiene), para cozinhas, lavanderias e para finalidade médicas.
Estimativa de Consumo
De acordo com a NBR 7198, para se ter estimativa de consumo são consideradas as características de cada instalação, da utilização do sistema e as condições climáticas.
Sistemas de aquecimento
Existem três formas de aquecimento: o individual (local), o central privado e o central coletivo.
Sistema de aquecimento individual
O aquecimento individual é quando se alimenta u Ma única peça, como por exemplo, uma torneira elétrica ou um chuveiro.
Esse aquecimento também pode ser local, instalando pequenos aquecedores elétricos ou a gás em um único compartimento.
Sistema de aquecimento central privado
O aquecimento central privado é quando se alimenta uma única unidade habitacional MS com vários pontos de consumo. Um exemplo desse sistema é o aquecedor de acumulação.
Sistema de aquecimento central coletivo
O aquecimento central coletivo é quando se alimenta várias unidades habitacionais, como por exemplo, um edifício residencial.
Tipos de aquecedor
Existem vários tipos de aquecedores como os de aquecimento direto ou indireto, de passagem ou de acumulação; os de eletricidade, a gás ou energia solar.
Aquecedores Elétricos
São os aquecedores que utilizam de energia elétrica. Eles podem ser de passagem ou de acumulação.
Os aquecedores elétricos de passagem tem um dispositivo elétrico para aquecimento instantâneo na tubulação que aquece a água quando ela passa pelo aparelho.
Os aquecedores elétricos por acumulação são também chamados de boiler. A água é aquecida dentro deste boiler para então ser consumida.
A vantagem dos aquecedores elétricos é a facilidade na instalação e eles são compactos. As desvantagens ao o custo do KW, a baixa pressão e a pouca vazão de água.
Aquecedores a gás
Um aquecedor a gás sempre deve estar de acordo com as normas da ABNT. Para a instalação deve-se consultar a NBR 7198 e a NBR 13103.
Estes aquecedores devem ser alimentados pelo reservatório superior de água fris ou por algum dispositivo de pressurização. Tem a vantagem de ter uma melhor pressão de água e a água quente para uso imediato. E tem como desvantagem o risco de vazamentos.
Existem os modelos de passagens, onde é só abrir a torneira para o aquecedor ligar e então a água correr
...