Histamina
Artigos Científicos: Histamina. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Brigiton • 12/3/2015 • 414 Palavras (2 Páginas) • 959 Visualizações
INTRODUÇÃO
A histamina é um dos principais mediadores químicos envolvidos na resposta inflamatória, anafilática e na resposta alérgica. Sendo pré-formada e armazenada nos mastócitos, ela é liberada mediante uma estimulação, como no caso da hipersensibilidade imediata e nas reações alérgicas, pela interação do complexo antígeno-anticorpo na superfície dos mastócitos. Ela apresenta ainda ações sobre diversos grupos de músculos lisos, em especial sobre os músculos brônquicos (broncoconstrição) e dos vasos sanguíneos (vasodilatação), responsáveis em parte pelos sinais e sintomas da resposta alérgica (GILMAN, 1996). Este fármaco pode atuar em pelo menos três subtipos de receptores, os H1, H2 e H3. Há dois processos que caracterizam bem a ação da histamina tanto nos seus receptores H1 com nos H2. Tais processos (Reação Tríplice de Lewis e Choque Histamínico) denotam os efeitos da histamina sobre os vasos e sobre a pressão arterial (SILVA, 1994).
Os experimentos realizados objetivaram a demonstração dos fenômenos que ocorrem na Tríplice Reação de Lewis emHomo sapiens, mediante aplicação de histamina, bem como os efeitos desta droga sobre a pressão arterial e freqüência cardíaca de Canis familiaris (choque histamínico). Além disso, analisaram-se mecanismos para reverter tal choque, mediante aplicação de anti-histamínico (prometazina) e adrenalina.
A histamina é uma amina biogênica encontrada em numerosos tecidos. Trata-se de um autacóide isto é, uma molécula secretada localmente para aumentar ou diminuir a atividade das células adjacentes. A histamina é um importante mediador dos processos inflamatórios: desempenha também funções significativas na regulação da secreção de ácido gástrico e na neurotransmissão.
Após sua liberação dos grânulos de armazenamento, como resultado da interação do antígeno com anticorpos constituídos por imunoglobulinas E (IgE) presentes na superfície do mastocito, a histamina exerce um papel central na hipersensibilidade imediata e nas resposta alérgicas (GOODMAN & GILMAN, 2010).
A histamina está presente no plasma humano em concentrações relativamente baixas (C 0,5 ng/mL), em contraste com o sangue total, em que as concentrações podem ser até 30 vezes maiores, refletindo o conteúdo dos basófilos, células que armazenam essas substâncias. Todos os tecidos humanos que contêm histamina são capazes de sintetizá-la a partir da histidina, graças à enzima L-histidina descarboxilase, em presença do fosfato de piridoxal. Na maioria dos tecidos, o principal local de deposito da histamina é o mastócito ou, no sangue, o basófilo (SILVA,2006).
Objetivo desta prática foi observar as reações alérgicas através da atuação sobre as terminações nervosas sensíveis na pele atua diretamente na musculatura vascular onde a vasodilatação e o aumento da permeabilidade capilar, formando-se fibrina, que ajuda a isolar o local infectado do resto do corpo.
...