Historia
Ensaios: Historia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: caroline0987 • 5/4/2014 • 946 Palavras (4 Páginas) • 6.109 Visualizações
PASSO I
ATPS HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
1-.O que significa afirmar que “Somos feitos de tempo”?
2-.Explique porque a preservação da memoria histórica, a reconstituição do passado dos acontecimentos não é sempre idêntico em todos os tempos e em todos os lugares.
3-.Resumir os quatro argumentos de Antonio Nóvoa, justificando a importância da História da Educação.
RESPOSTA:
1- Somos feitos de tempo é dizer que somos seus históricos, somos formados pela herança cultural dos antepassados, a partir de então, construímos nossos projetos e suas mudanças.
2- Por que cada acontecimento histórico é relatado e interpretado de acordo com a evolução dos tempos, e de acordo com cada visão.
3- Para cultivar um saudável ceticismo, a história da educação é um dos meios mais eficazes para cultivar um saudável ceticismo, que evita a agitação e promove a consciência critica. Uma história que nasce nos problemas do presente e que sugere pontos de vista ancorados num estudo rigoroso do passado.
Para compreender a lógica das identidades múltiplas, uma das funções principais da história dor da educação é compreender esta lógica de múltiplas identidades, por meio da qual se definem memórias e tradições, pertenças e filiações, crenças e solidariedades. À história cumpre elucidar este processo e, por esta via, ajudar as pessoas a darem um sentido ao seu trabalho educativo.
Para pensar os indivíduos como produtores de história, a reflexão histórica, mormente no campo educativo, não serve para descrever o passado, as sim para nos colocar perante um patrimônio de ideias, de projetos e de experiências.
Para explicar que não há mudanças sem história, estamos sempre a lidar com a experiência e a fabricar a memória. Por isso, é importante denunciar a vã ilusão da mudança, imaginada a partir de um não lugar sem raízes e sem história.
ATPS DE HISTÓRIA
ETAPA 2 – Questões 1 a 4 pág. 137 do PLT
1) Dê exemplos de aspectos do humanismo renascentista que representam o esforço de secularização do Pensamento.
2) Por que protestantes e católicos, no século XVI, passaram a se interessar pela ação pedagógica? Compares as duas orientações em suas linhas principais, indicando as coincidências e as diferenças.
3) Analise de que perspectiva a pedagogia dos jesuítas atende às expectativas do novo homem renascentista e como também a elas se opõe.
4) Quais são os focos comuns sobre a educação de Vives, Erasmo, Rabelais e Montaigne?
RESPOSTAS:
1-Secularização do Pensamento:
- Superar as contradições entre o pensamento religioso medieval e o anseio de secularização da burguesia;
- O florentino Dante Alighieri contribui elaborando teses naturalistas, reconhecendo a capacidade humana de se guiar pela razão.
- Dante também defendeu o poder e autoridade do rei independente do poder do papa e da Igreja;
- A educação procurava bases naturais, não-religiosas, a fim de se tornar instrumento adequado para a difusão dos valores burgueses;
2-
PROTESTANTES CATÓLICOS
INTERESSES Retornar as origens, pela consulta direta ao texto bíblico, sem a intermediação dos padres. Estabelecendo o vínculo direto entre Deus e o fiel. Combater a expansão do protestantismo, estimulando a criação de seminários para formar padres, e incentivando a criação de ordens religiosas (ex. o colégios dos jesuítas).
ORIENTAÇÕES Dar iguais condições de leitura e interpretação da bíblia a todos, fazendo assim, com que a educação se tornasse um instrumento de rápida divulgação da Reforma.
O objetivo inicial da ordem era a propagação
...