Historia Da Contabilidade
Dissertações: Historia Da Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luiz13 • 12/9/2014 • 806 Palavras (4 Páginas) • 945 Visualizações
1) Descreva sobre a história da contabilidade.
A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio sendo tão antiga quanto à civilização, no qual estão ligadas as primeiras manifestações humanas, ou seja, existe desde o decorrer do tempo, no qual surgiu através de uma necessidade de acompanhar a evolução do patrimônio do homem. Porém a contabilidade sofreu varias mudanças no sentido cultural, econômico, político, social e científico, no qual seu desenvolvimento foi contínuo a medida que o homem buscava novas fontes de aprimorar seus conhecimentos. Através das atividades de troca e venda dos comerciantes semíticos requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato. À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava-lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros, levando o homem a fazer os primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas possibilidades de uso, de consumo, de produção etc. Com o surgimento das primeiras administrações particulares aparecia a necessidade de controle, que não poderia ser feito sem o devido registro, a fim de que se pudesse prestar conta da mercadoria administrada. Podemos resumir a evolução da contabilidade através do período antigo onde a contabilidade empírica, praticada pelo homem antigo, já tinha como objeto o Patrimônio, representado pelos rebanhos e outros bens nos seus aspectos quantitativos. Os primeiros registros processaram-se de forma rudimentar, na memória do homem. Na bíblia onde há interessantes relatos bíblicos sobre controles contábeis, um dos quais o próprio Jesus relatou em Lucas capítulo 16, versos 1 a 7: o administrador que fraudou seu senhor, alterando os registros de valores a receber dos devedores. Tais relatos comprovam que, nos tempos bíblicos, o controle de ativos era prática comum. Período medieval foi um período importante na história do mundo, especialmente na história da Contabilidade, denominado a "Era Técnica", o seu aparecimento implicou a adoção de outros livros que tornassem mais analítica a Contabilidade, surgindo, então, o Livro da Contabilidade de Custos que eram contabilizados por fases separadamente, até que fossem transferidos ao exercício industrial. O período moderno foi a fase da pré-ciência. O Período Científico apresenta, nos seus primórdios, dois grandes autores consagrados: Francesco Villa, escritor milanês, contabilista público, que, com sua obra "La Contabilità Applicatta alle administrazioni Private e Plubbliche", inicia a nova fase; e Fábio Bésta, escritor veneziano. Portanto verifica se que através do tempo que o grau de avanço da contabilidade está diretamente ligada ao grau de progresso econômico, social e institucional de cada sociedade.
2) Imaginavam que a contabilidade deveria dedicar-se ao estudo das contas, estamos falando:
a) – Contista
b) - Controlista
c) – Personalista
d) –Aziendalista
3) Admitiam que a instituição, a empresa, são os objetos de nosso estudo e que a Contabilidade nada mais faz que inserir-se em um complexo de matérias que se aplicam ao campo celular social:
a. –
...