Historia Da Contabilidade
Trabalho Escolar: Historia Da Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 1801 • 25/10/2014 • 911 Palavras (4 Páginas) • 453 Visualizações
A Evolução Histórica da Contablidade
Na antiguidade, o homem não conhecia os númesros, as moedas , a escrita, o meses e nem as estações do ano. Mas por vivenciar as epocas de inverno, verão ou outros momentos, tinha-se experiência.
Chegou um certo momento em que o homem se perguntou o quanto o rebanho dele havia crescido, se ele estava a frente do rebanho vizinho, e não se tinha respostas. Na verdade, a contabilidade existe a muito tempo, potém, não se tinha moedas e nem escrita para fazer as contas necessárias. Foi ai então que o homem teve a seguinte ideia, pegar um montante de pedrinhas, e separar uma pedra para cada cabeça de ovelha, essev processo hoje receberia o nome de inventário. No final o homem nuntava todas as pedrinhas e aquilo significava sua riqueza no momento.
Com a mudança de climas o homem ia administrando sua riqueza, e com o passar do tempo ia aumentando seu rebanho de ovelhas. A lã das ovelhas era negociada, tracava-se por instrumentos rudimentares de caça e pesca. No outono era o momento de fazer a provisão para sustentar a riquezas no inverno.
Resultado Positivo = Lucro?
Ao comparar o conjunto no inverno atual com inverno passado, o homem reparava que houve um acrescimo real no seu rebanho e ele tinha sido bem-sucedido. O pastor não estava satisfeito, pois apenas havia crescido seu plantei. E ele sabia que seu rebanho havia produzido lã naquele periodo, e isso signifaca não somente agasalho para seus familiares como também meio de troca na aquisição de intrumentos de caça e pesca.
Um Inventario Completo
Caso o homem fosse trocar suas ovelhas por agasalho, iria precisar de pelo menos duas cabeças de ovelhas. Como seu proprio rebanho havia produido, ele separava duas pedrinhas que representava duas ovelhas, e também o adicional de riqueza de sua familia. Sua riquwa ao longo do tempo ia crecendo em cada período analisado.
Sem escrita,sem número e sem moeda
Se naquele tempo existisse a moeda, o denominador comem não seria ovalehas e sim dinheiro. Ficando bem claro que a contabilidade ja existia antes mesmo a existencia do homem. A fase que usava-se imagens, desenhos e figuras para identificar o patrimônio existente chamava-se fase espírica da contabilidade.
Engatinhando
Jô era um homem muito rico e justo. Tinha seu gado, três mil carneiros, sete mil ovelhas, quinhentas juntas de bois e quinhaneta jumentas.
Contabilidade na Biblia
Um certo dia Jô perde toda sua riqueza e torna-se um homem pobre e sem nenhum bem, isso por algumas questões espirituais. Até que surpreendentemente ele fica rico novamente e reencontra um contador, o mesmo apresenta um relatorio comprovando que sua riqueza estava duplicada em relação ao primeiro inventário. Isso prova que a contabilidade ja existia, ainda que outros conhecimentos eram limitados.
Contabilidade dispertando como ciencia
Mesmo com a contabilidade existente desde o principio da civilização, somente em torno o século XV atingio um nevel melhor de desenvolvimento, essa fase era chama de fase lógica-racional ou até mesmo de fase pré-cientifica da contabilidade.
Do Renascimento para a Ciencia
A contabilidade se torna importante a medida que há desenvolvimento econômico.
O frade franciscano
A primeira literatura contábil foi feita por Frei Luca Pacioli. Sua obra foi vista como o inicio do pensamento cientifico da contabilidade.
Como tudo começou
A contabilidade é uma ciência social e não exata, pois quem modifica o fenomeno patrimonial é o homem. Tudo que fizemos na vida, precisamos de metoos quantitativos, dos numeros. Os numeros indo-arábicos substituiram sistema grego-romano e hebraico somente no seculo XIII.
O cenario atual da contabilidade
O inicio do seculo XX presenciou a queda da Escola Europeia ea ascessão da Escola Norte-americana no mundo cantabil.
Origem do balanço
Não se pode falar de contabilidade sem a invenção da escrita e da habilidade de
...