Historia Da Educação
Ensaios: Historia Da Educação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: taiscristinam • 5/11/2013 • 973 Palavras (4 Páginas) • 243 Visualizações
Afirmar que somos feitos de tempo é dizer que somos seres históricos, somos formados pela herança cultural dos antepassados, a partir de então, construímos nossos projetos e suas mudanças. Conforme (ARANHA, 2006):
Somos seres históricos, já que nossas ações e pensamentos mudam no tempo, á medida que enfrentamos os problemas não só da vida pessoal, como também da experiência coletiva.
É assim que produzimos a nós mesmos e a cultura a que pertencemos. Estamos inseridos no tempo: o presente não se esgota na ação que realiza, mas adquire sentido pelo passado e pelo futuro desejado.
Com a história da educação, construímos interpretações sobre as maneiras pelas quais os povos transmitem sua cultura e criam as instituições escolares e as teorias que as orientam. Por isso, é indispensável que o educador consciente e crítico, seja capaz de compreender sua atuação nos aspectos de continuidade e de ruptura em relação aos seus antecessores, a fim de agir de maneira intencional e não meramente intuitiva e ao acaso.
Se somos ser histórico nada escapa à dimensão do tempo. A História surge da necessidade de reconstituirmos o passado, relatando os acontecimentos que decorreram da ação transformadora dos indivíduos no tempo, por meio da seleção e da construção dos fatos considerados relevantes e que serão interpretados a partir de métodos diversos.
A história da educação trata-se da abordagem científica de recortes da realidade e oportuniza estudar a educação e suas teorias no contexto histórico em que surgiram, para observar a concomitância entre as suas crises e as do sistema social.
A história da educação tem duas funções:
1. Como disciplina de um curso, dá oportunidade para que as pessoas envolvidas no projeto de educar as novas gerações tenham consciência do caminho já percorrido e possam, intencionalmente, estabelecer metas para a implementação desse processo, atentas para as mudanças necessárias.
2. Como atividade científica de busca e interpretação das fontes, para melhor conhecer nosso passado e nosso presente.
Por fim, essas duas funções da história da educação, devem exercer influência na política educacional, sobretudo nas situações críticas em que são gestadas as reformas educativas, depois transformadas em leis, a fim de que se possa defender a implantação de uma educação democrática e de qualidade.
A ORIGEM DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL -
A AÇÃO DOS JESUÍTAS COMO PARTE DO MOVIMENTO DA CONTRARREFORMA CATÓLICA.
Com o movimento da reforma protestante a Igreja, esta unidade cristão foi-se quebrando, devido à expansão de novas doutrinas protestantes elaboradas por Lutero e Calvino, que estavam sendo aceita, a Igreja Católica passa a reagir.
É instaurado o Concilio de Trento, que além de uma reforma interna, procurou criar instrumentos de combate ao protestantismo. Nessa medida, foi instituída a Congregação do Índice, proibindo a publicação de obras contrárias à doutrina católica, e restabelecida o Tribunal da Inquisição, destinado a perseguir e condenar os inimigos da fé católica.
Nesse cenário, o espanhol Inácio de Loyola criou, em 1534, a Companhia de Jesus, uma nova ordem religiosa com o objetivo de servir e de lutar pela Igreja Católica Apostólica Romana, de pregar a o cristianismo as Américas. Portanto, os jesuítas, através da catequese e da educação, serviriam à ação da Contrarreforma, compensando as perdas do catolicismo na Europa com a conversão das populações nativas do Novo Mundo.
No Brasil, chega-se em 1.549, esta comissão liderada por Manoel da Nóbrega, acompanhado de Tomé de Sousa, o primeiro governador-geral, seguindo as atribuições diretas do rei Dom João II.
De Salvador a obra jesuítica se estendeu para o sul e em 1570, vinte
...