Historia Da Educação
Trabalho Universitário: Historia Da Educação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Vanessa92087771 • 21/4/2014 • 327 Palavras (2 Páginas) • 299 Visualizações
A origem da educação escolar no Brasil
A origem da educação escolar no Brasil
A Ação dos Jesuítas como parte do movimento da contrarreforma católica
No Brasil segundo a historiografia tradicional, foram os jesuítas que em maior número e atuação efetiva obtiveram o resultado mais significativo porque se empenharam na atividade pedagógica, para eles considerada primordial.
Quando o primeiro governador geral Tomé de Souza chegou ao Brasil em 1549, venho acompanhado por diversos jesuítas encabeçados por Manoel da Nóbrega, apenas quinze dias depois os missionários já faziam funcionar na recém-fundada cidade de Salvador uma escola de ler e escrever. Era um inicio de um processo de criação de escolas elementares, secundárias, seminários e missões, espalhadas pelo Brasil até o ano de 1759 ocasiões em que os jesuítas foram expulsos pelo marquês de Pombal. Nesse período de 210 anos os jesuítas promoveram maciçamente à catequese dos índios, a educação dos filhos dos colonos, a formação de novos sacerdotes e da elite intelectual, além do controle da fé e da moral dos habitantes da nova terra. Era difícil a empreitada de instalar um sistema de educação em terra estranha e de povo tribal. O espírito renovar do renascimento manifestou-se com a religião com a crítica a estrutura autoritária da igreja centrada no poder papal.
A expansão da crença protestante, a igreja católica desencadeou forte reação conhecida como contrarreforma a fim de recuperar o poder perdido. As novas diretrizes tomadas no concilio de Trento (1545 – 1563) reafirmaram a supremacia papal e os princípios da fé, além de estimular a criação de seminários para formar padres. Em 1554, foi fundado o Colégio de São Vicente. Apos ensinar a ler e escrever nos colégios, os jesuítas ministravam três cursos que era o de Filosofia e Letras, consideradas secundárias e Teologia, considerado superior. Os jesuítas ficaram a frente da educação no Brasil, durante 210 anos. Nesse período, muitos colégios foram criados, além de escolas de primeiras letras.
...