Historia Da Educação
Ensaios: Historia Da Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: roselee • 28/5/2014 • 674 Palavras (3 Páginas) • 568 Visualizações
5º ETAPA DE ATIVIDADES DE DO 2º SEMESTRE DE PEDAGOGIA PROCESSOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO 02 AA DP QUESTÃO 01
“A Grécia antiga, berço dos jogos olímpicos, sempre deu destaque à educação do corpo. O cuidado com a destreza corporal nos esportes, porém, não dispensava a igual valorização da formação moral e estética”.
(ARANHA, Maria Lúcia de Arruda, História da Educação e da Pedagogia – Geral e Brasil. Capítulo 3, p.57)
Em relação à Grécia, leia as afirmativas a seguir e assinale V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.
( ) Na Grécia quanto o homem se liberta dos desígnios divinos, e passa ele próprio a tecer seu destino, instaura-se uma nova era – o iluminismo.
( ) O aparecimento dos filósofos deu-se na Grécia. Estes pensadores eram responsáveis por uma “física” nascente e pela formalização da matemática e da geometria.
( ) Na Grécia, quanto ainda não existia a escrita, a educação era ministrada pela própria família, conforme a tradição religiosa. Quando se constituiu a aristocracia dos senhores de terras, de formação guerreira, os jovens da elite eram confiados aos preceptores.
( ) Para os gregos antigos a concepção de cultura e do lugar ocupado pelo indivíduo na sociedade repercutiu no ensino e nas teorias educacionais.
A alternativa que contempla a sequência correta é:
V F V V
F V V F
V V V V
F V V V
F F V V
02 ACQF DP QUESTÃO 01
Leia os três textos abaixo. Em seguida assinale a alternativa correta.
Texto 1
Atenas havia se tornado o centro da vida social, política e cultural da Grécia, em virtude do crescimento das cidades, do comércio, do artesanato e das artes militares. Atenas viva seu momento de maior florescimento da democracia. A democracia grega possuía duas características de grande importância para o futuro da filosofia. Em primeiro lugar, a democracia afirmava a igualdade de todos os homens adultos perante as leis e o direito de todos de participar diretamente do governo da cidade, da polis. Em segundo lugar, e como consequência, a democracia, sendo direta e não por eleição de representantes no governo, garantia a todos a participação no governo e os que dele participavam tinham direito de exprimir, discutir e defender em público suas opiniões sobre as decisões que a cidade deveria tomar. Surgia assim, a figura do cidadão.
Texto 2
O surgimento da filosofia na Grécia não é na verdade, um salto realizado por um povo privilegiado, mas a culminância de um processo que se fez através de milênios e para o qual concorreram diversas transformações.
A escrita gera uma nova idade mental fixando a palavra, e consequentemente,
...